Olá! Agosto está quase no fim e nos faz repensar o que faremos no final do ano (pelo menos é assim por aqui, rs) ou você deixa pra decidir somente em dezembro?
Durante nossas conversas quinzenais, tenho falado sempre sobre organização e planejamento ou como essas duas ações facilitam nossa vida no tempo (e com o gastos). Hoje, não será diferente. Assim, te convido a partir de agora a pensar como você quer o seu final de ano (natal e ano novo).
Decidir se viajaremos é o primeiro passo, eu decidi viajar com as crianças (muitos gastos e imprevistos já estão sendo pensados também). e Você? vai viajar? se sim, fica por aqui comigo.
Costumo fazer lista de coisas que preciso e como posso fazer para reduzir os custos, pra te ajudar a fazer isso, te coloco aqui algumas perguntas:
Questionamentos que te auxiliam a pensar as ações das viagens
- Qual o período da viagem? (trabalhar com meses é importante)
- Outras pessoas irão comigo? Quem ficará responsável pelo quê?
- Vou ficar na casa de alguém?
- Quantos pontos tenho no cartão de crédito? Vou trocar por milhas ou por dinheiro?
- Terei que fazer renda extra para complementar o valor das passagens e diárias?
As perguntas que te apresentei são importantes para direcionar ações diretas, as trocas de pontos por milhas (você pode fazer entre as pessoas que irão viajar também) reduz os valores das passagens e até das diárias, mas isso depende do programa que você usa.
Como você ,que me acompanha por aqui, já sabe, a organização e o planejamento são as ferramentas que auxiliam a minimizar os danos (porque sempre ocorrem imprevistos), especialmente quando viajamos com crianças.
Pense com calma, organize suas despesas e comece a fazer o que é necessário para que tudo aconteça como planejado. Dará certo.
Até breve!