🔷 Telecom & Tecnologia
Setor de Telecom & Tech
À medida que a taxa Selic começa a diminuir e o custo de capital segue a mesma tendência, a consolidação no mercado de banda larga do Brasil pode se intensificar.
Fizemos uma análise aprofundada das potenciais oportunidades de consolidação nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, avaliando como Desktop, Unifique e Vero poderiam se posicionar para capturar esse vasto potencial de crescimento
Sempre imaginamos uma consolidação natural do mercado de ISPs do Brasil em três fases:
i) grandes empresas adquirindo empresas menores (já em andamento);
ii) consolidação entre grandes ISPs, com Vero e Americanet recentemente iniciando esse processo; e
iii) consolidação do mercado pelas grandes empresas de telecomunicações.
Existem mais de 10 mil ISPs no Brasil, mas a grande maioria das empresas são pequenas provedores de serviço. De fato, 97% têm menos de 10 mil clientes, apenas 23 têm mais de 100 mil e somente 13 têm mais de 200 mil.
Esse seleto grupo de ISPs relativamente grandes está melhor posicionado para competir com as grandes empresas de telecomunicações e está rapidamente consolidando o mercado.
🔷 Varejo
Setor de Varejo & Consumo
➡️ Varejistas – Analisando a Dinâmica do Capital de Giro após o 2T23
Nos últimos trimestres, com o setor de consumo e varejo altamente exposto à desaceleração da demanda (e a menor alavancagem operacional), os varejistas têm enfrentado dificuldades para normalizar os níveis de capital de giro.
Isso ocorre com um trade-off entre expansão de vendas e rentabilidade, o que se torna ainda mais relevante considerando o ainda elevado custo de financiamento no Brasil.
Analisamos os estoques e contas a pagar dos varejistas no 2T23, frequentemente utilizados para financiar as operações das companhias, mas também como uma forma de negociar com fornecedores.