🔷 Telecom & Tecnologia

Setor de Telecom & Tech

À medida que a taxa Selic começa a diminuir e o custo de capital segue a mesma tendência, a consolidação no mercado de banda larga do Brasil pode se intensificar.

Fizemos uma análise aprofundada das potenciais oportunidades de consolidação nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, avaliando como Desktop, Unifique e Vero poderiam se posicionar para capturar esse vasto potencial de crescimento

Sempre imaginamos uma consolidação natural do mercado de ISPs do Brasil em três fases:
i) grandes empresas adquirindo empresas menores (já em andamento);
ii) consolidação entre grandes ISPs, com Vero e Americanet recentemente iniciando esse processo; e
iii) consolidação do mercado pelas grandes empresas de telecomunicações.

Existem mais de 10 mil ISPs no Brasil, mas a grande maioria das empresas são pequenas provedores de serviço. De fato, 97% têm menos de 10 mil clientes, apenas 23 têm mais de 100 mil e somente 13 têm mais de 200 mil.

Esse seleto grupo de ISPs relativamente grandes está melhor posicionado para competir com as grandes empresas de telecomunicações e está rapidamente consolidando o mercado.

🔷 Varejo

Setor de Varejo & Consumo

➡️ Varejistas – Analisando a Dinâmica do Capital de Giro após o 2T23

Nos últimos trimestres, com o setor de consumo e varejo altamente exposto à desaceleração da demanda (e a menor alavancagem operacional), os varejistas têm enfrentado dificuldades para normalizar os níveis de capital de giro.

Isso ocorre com um trade-off entre expansão de vendas e rentabilidade, o que se torna ainda mais relevante considerando o ainda elevado custo de financiamento no Brasil.

Analisamos os estoques e contas a pagar dos varejistas no 2T23, frequentemente utilizados para financiar as operações das companhias, mas também como uma forma de negociar com fornecedores.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.