A XP encerrou o segundo trimestre de 2023 com lucro líquido de R$ 977 milhões, um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado e de 23% frente ao primeiro trimestre deste ano. O retorno sobre o patrimônio caiu para 22% no segundo trimestre, de 22,9% no mesmo intervalo de 2022, mas subiu frente ao primeiro trimestre, quando estava em 18,7%.

A receita bruta foi de R$ 3,728 bilhões, alta de 3% em relação ao segundo trimestre de 2022 e crescimento de 12% ante o primeiro trimestre deste ano. De acordo com a XP, mais de R$ 2,8 bilhões foram originados pelas áreas de varejo, representando um aumento de 8% em doze meses e de 13% na comparação com o primeiro trimestre.

A companhia cita ainda que o principal destaque da receita é a representatividade recorde das novas verticais, em especial o segmento de cartões, que cresceu 100% ano contra ano, alcançando R$ 232 milhões.

A XP reportou ainda que a margem de lucro antes de impostos (EBT, na sigla em inglês e que mostra a capacidade de geração de lucro no futuro) subiu de 26,6% no segundo trimestre do ano passado para 27,3%. O EBT no segundo trimestre foi de R$ 968 milhões, alta de 12% em doze meses e de 19% no comparativo trimestral.

“Tivemos mais um trimestre consistente, quebrando recordes e provando a resiliência do negócio, independente do cenário macroeconômico”, disse o presidente da XP, Thiago Maffra no release de resultado. Segundo ele, as novas verticais seguem representaram 11% da receita bruta, contra 7% no ano passado.

“Passamos por um processo de controle de custos e aumento de eficiência, e estamos começando a colher os resultados – vide a ampliação nas margens e aumento na rentabilidade”, acrescentou, o diretor Financeiro da XP, Bruno Constantino, no release que acompanha os resultados.

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