No ano de 2022 o Brasil atingiu a produção de lixo de mais de 224 mil toneladas diárias, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe, 2022). Esse cenário é reflexo do modelo tradicional de consumo, no qual se extrai a matéria-prima, desenvolve o produto e descarta os objetos ao perderem sua funcionalidade original. Tal modelo de produção culmina na incapacidade do planeta Terra de renovar os recursos retirados e incorporar todos os descartes de resíduos, efluentes e gases, gerando uma sobrecarga e impacto ambiental negativo.
Com olhar para o futuro e para uma operação sustentável, a Farmax busca inovações para reverter essa realidade através do conceito de economia circular. Neste objetivo, são avaliadas as etapas de produção, visando oportunidades de recuperar o valor agregado de materiais aos quais o destino final seria o descarte. A mudança operacional aumenta o ciclo de vida dos insumos a partir de uma articulação colaborativa de diversos setores, sendo possível obter retornos econômicos e benefícios socioambientais.
Em linha com este cuidado sustentável, a Farmax implantou com seus operadores de manufatura um projeto de logística reversa com foco na reinserção dos paletes e divisórias de papelão nos processos produtivos, em parceria com o fornecedor de caixas do Grupo Penha. Para potencializar as melhorias do projeto, os operadores e áreas pares iniciaram um grupo de melhoria dentro da metodologia de TPM, a fim de detalhar as ações necessárias e impulsionar o projeto. Dentro do plano de ação se destaca a separação dos materiais e identificações de modo adequado, dentro de um depósito temporário de materiais de logística reversa. Ademais, o alinhamento com a logística do Grupo Penha otimiza a logística de transporte, reduzindo custo econômico e ambiental por meio da inteligência de frete para viabilizar que a descarga das compras de materiais realizada pela Farmax igualmente abasteça o mesmo veículo com as cargas direcionadas para reuso. Igualmente, integrando o valor de Ética e Sustentabilidade da cultura institucional da Farmax, a inclusão e visibilidade dos indicadores de resultado do projeto no planejamento estratégico e metas da companhia tem sido uma ferramenta saudável e potente de conscientização da companhia no sentido da sustentabilidade.
Por meio deste projeto promissor, a Farmax conseguiu resultados de impacto: promover a logística reversa de mais de 50 toneladas de material e reduzir 2,8 toneladas de emissões de gases de efeito estufa para atmosfera. Estes resultados refletem menos de 1 ano de atividade e reforçam a importância, urgência e assertividade de projetos como este construírem uma nova realidade corporativa adiante, para Farmax e para o mundo.