É natural esperar que a ata de uma reunião com decisão dividida busque abarcar a todas as vozes tornando sua interpretação objetiva menos precisa.
Com o que depreendemos da Ata de hoje, seguimos apostando que o BC irá cortar 50bps nas próximas reuniões, até que atinja 9,0% em meados de 2024. Contudo o comitê deixou em aberto a possibilidade de que os cortes sejam intensificados, condicionando a ação nos aspectos pontuados no trecho abaixo:
“O Comitê julga como pouco provável uma intensificação adicional do ritmo de ajustes, já que isso exigiria surpresas positivas substanciais que elevassem ainda mais a confiança na dinâmica desinflacionária prospectiva. Tal confiança viria apenas com uma alteração significativa dos fundamentos da dinâmica da inflação, tais como uma reancoragem bem mais sólida das expectativas, uma abertura contundente do hiato do produto ou uma dinâmica substancialmente mais benigna do que a esperada da inflação de serviços.”
Assim, ainda que a rigidez sobre o ritmo de corte ao passo de 50bps possa fazer com que a curva de juro feche brevemente no curto prazo, se aproximando dos -50bps, o mercado seguirá precificando que cortes de 75bps são prováveis.
Étore Sanchez
Economista-chefe de Ativa Investimentos