Duration é uma medida de risco que calcula a sensibilidade de um título ou carteira de investimentos às mudanças nas taxas de juros. Trata-se de uma ferramenta importante para os investidores avaliarem o risco de mercado associado a títulos de renda fixa.
Dessa forma, quando tudo o mais constante, a duration maior indica mais sensibilidade do preço do título em relação às variações da taxa de juros. Bem como, maior tempo de exposição aos riscos que o título pode estar exposto. Em geral, a medida sinaliza o prazo médio de recebimento dos fluxos de caixa e principal do ativo.
Como funciona a Duration
A Duration leva em consideração o fluxo de caixa futuro do título, ponderando cada pagamento pelo tempo que falta para ser recebido. Assim, quanto menor a duração, menos sensível o título será às mudanças nas taxas de juros. Títulos com duração mais longa tendem a sofrer maiores variações em seus preços quando as taxas de juros mudam, enquanto títulos com duração mais curta são menos afetados.
Essa métrica permite estimar a variação percentual no preço de um título em resposta a uma variação de 1% nas taxas de juros. Por exemplo, se um título tem uma Duration de 5 anos e as taxas de juros aumentam em 1%, o preço desse título poderá cair aproximadamente 5%. Da mesma forma, se as taxas de juros caírem 1%, o preço do título poderá subir cerca de 5%.
Modelo amplamente usado por investidores e gestores de carteira de renda fixa. Dessa forma, podem gerenciar o risco de mercado, compara entre diversas oportunidades e se posicionar diante de cada cenário.
Na prática
Títulos com maior Duration geralmente oferecem rendimentos mais altos, mas também têm maior risco associado às variações nas taxas de juros. No entanto, é importante destacar que a medida tem algumas limitações, como considerar que as mudanças nas taxas de juros são uniformes. Isto é, que o efeito se aplica em todos os vencimentos dos pagamentos do título, o que nem sempre é o caso no mundo real.
Portanto, considere a Duration como uma medida sensível apenas a mudanças pequenas nas taxas de juros. Podendo não refletir com precisão as variações de preço em cenários de mudanças abruptas nas taxas. Por isso, utilize em conjunto com outras métricas e análises para tomar uma decisão de investimento mais consciente.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor por aqui. E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 10 dias grátis!