O Assaí (ASAI3) entrou na Carteira Retorno do Inter neste mês. Sendo assim, o atacadista passou a ocupar a posição que era da Raia Drogasil (RADL3) no portfólio do banco.
Assaí teve aumento da participação de mercado
Conforme a análise do Inter, o Assaí tornou-se o maior atacadista alimentar pure player do Brasil. Contudo, o formato ganhou popularidade entre os consumidores, com notável efeito migratório das pessoas físicas do varejo (super/hipermercados) para o atacarejo, devido à inflação dos alimentos.
“Também podemos observar o relacionamento com o B2B (restaurantes, padarias, mercearias,lanchonetes, hotéis, igrejas etc), no qual o Cash & Carry é a principal fonte de abastecimento. A aceitação do público em relação a esse formato tem impulsionado o crescimento orgânico e o aumento da participação de mercado”, afirmou o Inter.
Os analistas do Inter listaram 5 razões para comprar o papel:
(i) o Assaí tem maior alcance nas classes A, B e C em comparação com outros atacarejos, o que permite uma seleção de produtos com margens maiores;
(ii) o ritmo acelerado de inaugurações no último ano garantiu um crescimento sólido contratado;
(iii) os resultados operacionais das conversões dos supermercados Extra continuam impressionantes;
(iv) a saída do Casino colocou a empresa na categoria de “full corporation”, o que resulta em melhorias na governança e no fim do overhang e;
(v) valuation atrativo, com boa parte da valorização no último ano tendo sido devolvida.