O Acionista não seria o Acionista se não pautasse as ações da Mattel (MAT) na véspera da estreia do filme mais esperado no ano: Barbie. Sim, a boneca mais famosa do planeta ganha as telas do cinema nesta quinta-feira (20) e promete ser campeão de bilheteria, mas e o mercado financeiro? Pensando nisso, a oportunidade é saber como andam as ações da Mattel e o quanto a produção milionária do mundo cor de rosa pode movimentar os ativos.
Os papéis da empresa de brinquedos, fundada em 1945, são negociados na Nasdaq, e no início desta semana, na segunda-feira, 17, estavam sendo comercializados a 21,48 dólares. Conforme reportagem da revista Veja, a Hasbro, principal concorrente da Mattel, teve uma valorização de 3,77% de janeiro até esta mesma segunda.
Em junho, a Mattel subiu 15%, acima dos 12% da Meta, dos 9% da Nvidia, dos 5,6% do S&P 500 e dos 4% da Apple. De acordo com o Money Times, o fator que está por trás desse surpreendente movimento “para um papel do setor cíclico da economia é um só”: o filme. Barbie deixando as bigtechs para trás.
Na entrevista ao Yahoo Finance, o COO da Mattel, Richard Dickson, afirmou que, “a este ponto, Barbie se tornou um fenômeno cultural. A marca Barbie evolui de um personagem para uma plataforma e, ultimamente, para uma franquia”, citando as possibilidades de monetização que vão desde experiências de vida real a games e filmes”, projeta o executivo. Agora, a empresa acredita que o marketing do filme se converta em fortes cifras para a companhia nos próximos balanços, diz a reportagem do Money Times.
Filme da Barbie chega diante de faturamento sensível da Mattel
Ano passado a Mattel faturou US$ 1,49 bilhão com a venda de Barbies em todo o mundo. Como resultado da conversão para o real, são R$ 7,16 bilhões em faturamento bruto apenas da boneca. Conforme reportagem do site Inteligência Financeira, apesar dos números altos, as vendas estão em queda.
Em 2021, o faturamento da Barbie foi de US$ 1,67 bilhão (o equivalente a cerca de R$ 8,02 bilhões), uma queda de 11%. E agora a empresa está de olho no filme para capitalizar. “O filme da Barbie é um momento monumental para a marca, e nós mal podemos esperar para que os fãs tenham a experiência da Barbie na tela grande como nunca antes”, afirmou Lisa McKnight, head global de Barbie e bonecas da Mattel no anúncio feito pela companhia.
Dívidas – A empresa tem uma dívida bruta em torno de US$ 50 bilhões (R$ 240,26 bilhões). De acordo com o site Consulta Pública, a estimativa é que Barbie largue com uma bilheteria entre US$ 70 milhões e US$ 80 milhões.
Com o lançamento do filme e o aumento vertiginoso na popularidade da Barbie, a Mattel tem grandes expectativas de acelerar ainda mais as vendas do produto e, consequentemente, impulsionar os papéis da companhia no mercado financeiro.
Estratégias – Além do próprio filme, a Mattel está apostando em diversas outras estratégias para maximizar a receita proveniente da Barbie. São quinze produtos licenciados para o filme, incluindo não apenas bonecas, mas também carros de outras linhas, como a famosa Hot Wheels.
Orçamento – Com um elenco de peso e muitas participações especiais, “Barbie” tem um orçamento de US$ 100 milhões (cerca de R$ 480 milhões). O investimento foi custeado em sua maior parte pela Warner Bros. Discovery. Veja o trailer aqui.
Enquanto este texto foi escrito, as ações da Mattel (MAT) subiram 0,23% (19 de julho, 10h50).
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Bom filme!