A palavra “inflação” sempre assusta a maioria das pessoas, porque ela remete ao alto custo de vida, como aumento dos preços da alimentação, serviços e todo o resto que é básico para se viver com dignidade. Entretanto, por outro lado, para o mercado financeiro, analistas e investidores, é possível olhar com menos ranço porque ela pode ser uma aliada na hora de escolher onde aplicar o seu dinheiro.
Embora o cenário mostrando uma desaceleração inflacionária, analistas ainda indicam esses tipos de papéis porque funcionam como defesa ao contínuo aumento de preços. Além disso, no fim do semestre os bons ventos trouxeram o IGPM negativo em 6,8% em 12 meses até junho e o IPCA deve acumular 3,1% no mesmo período. Os ativos atrelados aos índices de inflação podem ser uma alternativa interessante, pois há taxas atrativas que garantem ganho acima da inflação.
Títulos de Renda Fixa atrelados à inflação
Conforme os analistas do BB Investimentos, em se falando de inflação, os custos no atacado têm sofrido forte descompressão com a retomada da produção e o aumento da oferta global de bens, apesar de seguirem em patamares historicamente elevados durante a maior parte de 2022. Isso é reflexo da queda dos preços de produtos agropecuários e preços industriais, puxados em especial pela retração de alimentos, minério de ferro e petróleo.
Os analistas também acreditam que o mercado seguirá atento, em especial, aos sinais de sustentabilidade das contas públicas, em que qualquer leitura de risco adicional pode repercutir sobre os ativos de risco, sobretudo na taxa de câmbio, que como apresentado anteriormente, possui relação importante e direta com os preços praticados ao consumidor.