Balizando os movimentos recentes do índice

Há uma perspectiva de melhoria com as mudanças nas cobranças de tributos para a promoção do desenvolvimento econômico e social. Agora, resta-nos aguardar! Nesta semana, o Ibovespa atingiu o limite inferior na faixa dos 117 – 122 mil pontos, que segue, no curto prazo, balizando os recentes movimentos do índice.

Todavia, insistentemente, o “ou vai ou racha” virou uma constante e seguirá como uma tônica durante os pregões. Ou seja, o peso dos fatores econômicos e políticos, bem como, a alta volatilidade que segue forte no mercado mostrarão qual o objetivo que se concretizará e se existirá mais espaço para novas altas.

Aguardemos, novamente, com posições táticas de Swing Trade aproveitando as fortes oscilações do mercado! O alerta permanece: muita cautela, investimentos conscientes e responsáveis.

Balizando os movimentos

As incertezas quanto aos aspectos econômicos no Brasil seguirão e, também, nos principais mercados mundiais que têm determinado uma oscilação sem a sincronia habitual. A dissonância momentânea entre os comportamentos dos principais mercados é a principal certeza nos fechamentos dos principais índices.

O próximo vencimento do ÍNDICE FUTURO, logo, a tendência para o índice Ibovespa, em agosto de 2023, continuará bastante em aberto. A atual tendência ou o início de um novo período “Bullish”, que reflete o otimismo com as altas do mercado, terá somente uma definição ao longo de um prazo maior.

A partir da exibição de dados mais concretos sob os aspectos econômicos no mundo em 2023 teremos a confirmação de tendência que já se traduz em movimento altista. Uma reversão, se ocorrer, virá acompanhada de alta volatilidade e do “Efeito Gangorra” que sempre permanecerão fortes, independente da definição do movimento. Ou seja, diante de qualquer confirmação, os movimentos serão bruscos e repentinos.

Dessa forma, não há espaço para “esperar”, mas sim de realizar movimentações táticas e posicionamentos conscientes e cautelosos. Uma vez que a posição é formada, faz-se necessário assumir pontos de reforço, entrada, saída parcial e saída total, assim, limitando riscos e otimizando os retornos.

A Análise Técnica (AT), no curto prazo, alterada em 30 de junho de 2023, mostra uma faixa que se enquadra em 111.000 – 123.000 para o Ibovespa. Veja que ainda temos espaço para valorizações nos ativos individuais.

Inflação pressiona os mercados

A pressão sobre os mercados existirá uma vez que os aspectos econômicos, principalmente, os inflacionários poderão influenciar nos próximos movimentos das Bolsas. Essa é a bola da vez, por isso, alertamos sempre: ATENÇÃO SUPER REDOBRADA! “Gangorra diária” e o “Rodízio de Carteiras” continuarão ritmando o Ibovespa.

Boa sorte! Bons negócios! Bom final de semana!  

Investimentos conscientes e responsáveis!

Imã atrai bons investimentos!

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis

Este post está disponível na íntegra no Clube.Acionista

Picture of Aldo Moraes

Aldo Moraes

Matemático pela UFF, Administrador de Carteiras - CVM, experiência 35 anos gestão financeira com ênfase, tanto fundamentalista quanto técnica. Cursos em Economia Matemática (Impa), Derivativos (FGV) e Governança Corporativa (University of Chicago).
Picture of Aldo Moraes

Aldo Moraes

Matemático pela UFF, Administrador de Carteiras - CVM, experiência 35 anos gestão financeira com ênfase, tanto fundamentalista quanto técnica. Cursos em Economia Matemática (Impa), Derivativos (FGV) e Governança Corporativa (University of Chicago).

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Fundos de Dividendos frustram em abril, mas retorno anual é positivo

O quarto mês do ano também não foi animador para quem investe em Fundos de Dividendos. Abril foi um mês bastante duro para a categoria. As tradicionais carteiras recomendadas caíram juntamente com o Ibovespa, que despencou 1,7% no período. O Ibovespa acumulou o terceiro desempenho negativo no ano. Segundo a

Desempenho dos Fundos de Ações em abril, conforme Quantum

O Acionista publica hoje os os dados exclusivos da Quantum sobre fundos de ações que possuem gestão ativa considerando abril e retroativamente seis, 12, 24 e 36 meses. São cinco categorias de fundos no relatório: Ações e dividendos; Ações Livres; Ações Small Caps; Ações Sustentabilidade/Governança e Ações Valor/Crescimento.  O primeiro

BTG recomenda small cap que oferece um bom ponto de entrada

Conforme apurou o BTG, impulsionada por indicadores construtivos do mercado de trabalho, a Cruzeiro do Sul (CSED3) desempenhou de forma positiva no primeiro trimestre, com resultados sólidos (lucro líquido de R$ 39,0 milhões) decorrentes de um crescimento da receita líquida em dois dígitos baixos. Além disso, segundo o BTG, a

Libere todas as recomendações para investir

Mais lidas

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.