A Inteligência Artificial (IA) pode facilitar de forma significativa a força da transição do modelo econômico Linear para o Circular. A IA é um subconjunto de tecnologias que aceleram a era da “Quarta Revolução Digital” na medida que aborda modelos e sistemas de funções geralmente associadas à inteligência humana, tais como o raciocínio e o aprendizado. A IA pode complementar as habilidades humanas e expandir sua capacidade, permitindo que os seres humanos aprendam mais rapidamente a partir de feedback, lidem com a complexidade de forma mais eficiente e consigam dar mais sentido a uma abundância de dados. Um número crescente de iniciativas tem explorado formas de a inteligência artificial conseguir criar oportunidades de lidar com alguns dos desafios mais importantes do mundo.Vide alguns exemplos da contribuição da IA na transição para uma Economia Circular ampliando e facilitando inovações em diferentes maneiras como:
• Desenhar produtos, componentes e materiais circulares. A IA pode aumentar e acelerar o desenvolvimento de novos produtos, componentes e materiais adequados a uma economia circular por meio de processos de design iterativos assistidos por aprendizado de máquina, que permitem prototipagem e testagem rápidas.
• Operar modelos de negócio circulares. A IA pode ampliar em muito a força competitiva de modelos de negócio circulares, tais como leasing e produto como serviço. Ao combinar dados históricos e em tempo real de produtos e usuários, a inteligência artificial pode ajudar a aumentar a circulação de produtos e o uso de ativos por meio de precificação e previsão de demanda, manutenção preditiva e gestão inteligente de inventário.
• Otimizar a infraestrutura circular. A AI pode contribuir para desenvolver e melhorar a infraestrutura de logística reversa necessária para “fechar o ciclo” de produtos e materiais por meio da melhoria de processos de classificação e desmontagem de produtos, remanufatura de componentes e reciclagem de materiais.