No último artigo, abordamos como a Inteligência Artificial potencialmente poderia ser um ponto de apoio para desenvolvimento das ações práticas em ESG para as organizações. Soluções Ambientais à luz da análise preditiva alimentada pela IA, podem ajudar a monitorar e gerenciar riscos ambientais, analisando grandes volumes de dados de diversas fontes, como imagens de satélite, padrões climáticos e redes de sensores.
Isso pode auxiliar na detecção precoce de ameaças ambientais, como desmatamento, poluição ou mudanças climáticas, possibilitando intervenções proativas. Aliás, muitas destas atividades de monitoramento já acontecem, e o uso de sistema chamados “Big Data” são de grande valia para tomar melhores decisões.
Fazendo um “parêntese”, recentemente o IFRS – ISSB International Sustainability Standards Board, estabeleceu duas normas contábeis (IFRS S1 e IFRS S2), dando início a uma nova era de divulgações relacionadas à sustentabilidade nos mercados de capitais em todo o mundo. As Normas ajudarão a aumentar a confiança nas divulgações das empresas sobre sustentabilidade para embasar as decisões de investimento.
O que há de novo neste processo do IFRS – ISSB?
Algo nunca visto antes da história do IFRS, uma linguagem comum para divulgar os efeitos, riscos e oportunidades sobre o tema de sustentabilidade. E mais, os esforços das normas se concentram em apresentar procedimentos que se possa apresentar dados comparáveis em nível global sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade que sejam úteis para a tomada de decisões dos investidores.
Os aspectos Sociais e Inteligência Artificial
Sobre o espectro Social (o “S”) a IA também pode ser usada para monitorar e avaliar práticas sociais nas organizações. Me pergunte como? Algoritmos! Sim, os famosos “Algoritmos de aprendizado de máquina” podem analisar grandes quantidades de dados, incluindo relatórios de sustentabilidade, mídias sociais e feedback dos clientes, para avaliar o desempenho de uma empresa em áreas como diversidade e inclusão, condições de trabalho, práticas éticas de fornecimento e envolvimento comunitário.
Essas informações podem ser usadas para identificar áreas de melhoria, desenvolver estratégias de responsabilidade social corporativa mais eficazes e promover uma cultura de transparência e prestação de contas.
Também temos os chamados “Algoritmos de processamento de linguagem natural”, que pode ir além, contribuindo para aprimorar as interações de atendimento ao cliente, entendendo e respondendo a perguntas, reclamações e feedback dos clientes. Isso pode melhorar a satisfação do cliente e construir uma percepção positiva da marca.
Por fim, a IA pode viabilizar experiências de aprendizado personalizadas, analisando as habilidades, fraquezas e estilos de aprendizado de estudantes individuais. Isso pode facilitar programas educacionais sob medida e aprimorar os resultados educacionais.
Glades Chuery – IBRI Mulheres; diretora de inovação e novos negócios em uma empresa global e desenvolvendo uma startup de cunho social para mulheres empreendedoras.