Veja a análise da XP referente a Vivara (VIVA3) que está na Carteira Top Small Caps de junho. Dessa forma, a companhia faz parte do portfólio montado para o investidor que busca alocação em ações com alto potencial de crescimento.
Vivara (VIVA3) é um player resiliente
A visão construtiva da XP é pautada por cinco pilares:
i) player resiliente em meio a um cenário macro desafiador dado o seu posicionamento em alta renda, enquanto o mercado joalheiro tende a ser menos volátil em relação a outros segmentos discricionários devido à sua proposta de valor;
ii) A XP acredita que a Vivara deve liderar a consolidação do mercado por suas marcas fortes e estrutura verticalizada;
iii) o momento de resultados deve permanecer sólido, apesar do macro;
iv) Os analistas da XP veem baixo risco de execução na expansão de Life, dado o cenário competitivo fraco e resultados iniciais já fortes. Sendo um motor de crescimento e rentabilidade; e
v) valuation atrativo em 14,7x P/L 2024e, que a XP enxerga como assimétrico frente aos fortes resultados, mas potencialmente explicado pela baixa liquidez da ação.
Líder de mercado, mas deve continuar ganhando espaço
De acordo com a XP, a Vivara se destaca como líder no segmento de joalheria, com cerca de 16-18% do mercado formal endereçável. É seguida pela H. Stern e Monte Carlo, que estão muito atrás em termos de participação de mercado.
“Portanto, vemos muito espaço para consolidação e acreditamos que a concorrência não será um problema para a Vivara. A empresa focou nos últimos tempos seus esforços e prioridades na expansão da Life, a marca de joias de prata do grupo. Expansão orgânica da Life como a principal alavanca de crescimento e rentabilidade”, disse a XP.
Segundo a corretora, a empresa deve abrir de 55 a 60 lojas em 2023 (principalmente com foco em Life), mas com potencial de se igualar ou até superar a Vivara (243 lojas) no longo prazo. Embora a VIVA tenha uma participação de aproximadamente 16-18% no mercado brasileiro (formal) de joias, a Life tem apenas aproximadamente 5%, enquanto os concorrentes estão ficando para trás em termos de tamanho, saúde financeira e/ou poder de marca.
Atualizações importantes
Conforme o relatório da XP, para responder à preocupação dos investidores sobre a canibalização entre as novas lojas da Life e a Vivara, a empresa trouxe mais informações sobre os resultados de ambas as marcas após a abertura de uma loja da Life no mesmo shopping, e a conclusão é que, embora a participação da Life na loja da Vivara diminua quando a empresa abre uma nova loja Life no mesmo shopping, isso é mais do que compensado pelo desempenho da loja independente da Life, enquanto as vendas da Vivara também crescem dado o foco em produtos de ouro.
“Pensando nisso, vimos recentemente que o desempenho da Life tem superado as expectativas, levando a empresa a revisar a expectativa de resultados de lojas maduras para uma média de vendas de R$ 5,1 milhões (+28%), Margem EBITDA da loja em 43% (+4,50p.p.) e ROIC em 54% (+14,4p.p.), disseram os analistas da XP.
Por fim, mantemos nossa recomendação de Compra e preço-alvo de R$28,0/ação”. concluiu a XP