Parece mentira, mas não é! Quem investe em Fundos Imobiliários deve estar jogando tijolo para cima. Pelo segundo mês o IFIX tem um aquecimento surpreendente: 5,4%, superando os 3 mil pontos em maio. Vale lembrar que em abril a graça alcançada foi de 3,5%. Tambores seguem rufando, como dissemos no Portal Acionista mês passado: que abril tinha sido um mês positivo depois de uma sequência de esperas e esperas e muitas esperas, e que foi a primeira alta mensal do ano.
A alta dos Fundos Imobiliários
Voltando para maio. No geral, os Fundos de Tijolo seguiram em alta com a perspectiva de redução dos juros e até os Fundos de Papel, principalmente aqueles com perfil de risco mais elevado, registraram uma forte recuperação após dois meses de quedas expressivas. De acordo com os analistas do BB Investimentos, no cenário doméstico, a aprovação do novo arcabouço fiscal vem contribuindo para a queda dos juros futuros, o que acabou favorecendo o movimento de alta observado em abril. “Outro fator que também ajudou foi a apresentação dos dados mais recentes de inflação, que vem apontando para uma desaceleração da alta de preços.”
O segmento de papel se recuperou e apresentou uma alta de 5,7% no mês, junto com a alta de 4,4% nos ativos de tijolo. Com forte retomada , o segmento já acumula alta de 12,2%, fechando o gap observado em relação ao IMA-B. Já os fundos de papel registram alta de 1,1%, ainda sofrendo forte impacto da série de defaults realizados nos últimos meses.