Uma segunda-feira para pensar muito mais na biodiversidade, a quantas andam as atividades para a conservação do planeta, políticas públicas para combater o desmatamento, queimadas e destruição de espécies. Uma segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, para que os gestores, CEOs e afins de empresas que aquecem a economia, que produzem, geram riquezas, empregos e impostos também foquem nas práticas ESG das companhias. Além disso, uma segunda-feira com novidade no Acionista: lista Best In Class.
O dia é tão importante que hoje (5), a Advocacia Geral da União (AGU) entrou com 765 ações contra infratores do meio ambiente, no valor de mais de R$ 600 milhões. A Ministra Marina Silva tem pronunciamento em cadeia nacional e manifestações sobre a justiça no caso dos assassinatos de Bruno e Dom ganham o mundo.
Enquanto isso, aqui no Acionista, como citado acima, é lançada a seção Best In Class no espaço ESG, uma listagem das empresas brasileiras que atendem aos três critérios da B3 (ISE, ICO2 e IGTPW), bem explicado neste link com o artigo do especialista em investimentos do portal, Gustavo Guerses.
Neste espaço, que faz parte da Assinatura ESG, além da tabela com os dados das empresas como valores de ações, também estão compilados os textos produzidos para o Clube Acionista sobre elas, seus resultados, análises e recomendações de profissionais das casas e corretoras, informações sobre as atuações ESG entre tantas outras exclusivas que o investidor precisa para uma carteira com essa temática. Não porque seja politicamente correto ou “modinha”, mas porque investir em empresas que somam valores, é muito mais segurança.
Saiba mais
Em 5 de junho de 1972, uma reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, ONU, determinou a data como o Dia Mundial do Meio Ambiente com o objetivo de conscientizar as pessoas, organizações e instituições sobre as questões ambientais enfrentadas no mundo. Há 51 anos o planeta já era uma preocupação e ela só aumentou com o tempo.
Entretanto, apenas recentemente, como a criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, a disseminação do ESG também se tornou um alerta para a necessidade de se olhar para as mudanças climáticas no mundo. Conforme um novo estudo da Organização Mundial Meteorológica (OMM), a temperatura global deve bater taxas recordes nos próximos cinco anos como consequência do efeito estufa. A probabilidade de a média anual de aquecimento ultrapassar os 1,5º C (valor considerado o “limite seguro”) até 2027 é de 66%. Isso assusta você?
(Com informações da Exame)