A diversidade é um valor fundamental, e é importante que todos nós entendamos e respeitemos as diferentes identidades e experiências. Neste comunicado, abordaremos alguns termos importantes relacionados à identidade de gênero, sexo e orientação sexual, que são frequentemente utilizados no universo LGBTQIA+.
Identidade de gênero refere-se à percepção interna e pessoal de uma pessoa sobre seu próprio gênero, que pode ser masculino, feminino, não binário, entre outros. É importante lembrar que a identidade de gênero de uma pessoa pode não corresponder ao sexo que lhe foi atribuído no nascimento.
Sexo, por sua vez, refere-se às características biológicas de uma pessoa, como genitais, cromossomos e hormônios. Existem vários termos utilizados para descrever diferentes características sexuais, como intersexo, que se refere a pessoas com variações biológicas do sexo que não se encaixam nas definições binárias de “masculino” ou “feminino”.
Já a orientação sexual descreve a atração romântica, emocional e sexual de uma pessoa por outras pessoas. Hétero, homo e bissexual são alguns dos termos mais conhecidos, mas também existem outras orientações sexuais, como pansexual, que se refere a pessoas que são atraídas por outras independentemente de seu gênero.
O Filme “The Danish Girl” (A Garota Dinamarquesa). Dirigido por Tom Hooper, retrata a jornada de Lili Elbe, uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual na década de 1930, e é nossa recomendação de hoje. A história nos convida a refletir sobre a identidade de gênero, a coragem de buscar a autenticidade e os desafios enfrentados pelas pessoas que vivem fora das normas estabelecidas pela sociedade.
Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.
Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.
O post Dicas da Semana – A inclusão começa por você 12/05/2023 apareceu primeiro em Rio Bravo Investimentos.