Voltamos ao velho bordão “é cilada, Bino!”, imortalizado na série global Carga Pesada, protagonizada por Antônio Fagundes, o Pedro; e Stênio Garcia, o Bino. Atualmente podemos traduzir o “é cilada” por é golpe, é fria ou mesmo o bordão de vó: quando a esmola é demais o santo desconfia. Na linguagem dos jovens: o golpe taí, cai quem quer.
Fato é que bancos, financeiras e similares estão aproveitando o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, 14, para estimular o consumo de uma forma não muito legal: enviando mensagens para que o cliente aumente seu crédito no cartão para presentear a mãe. Mensagem como essa: “neste dia das mães, a avaliação emergencial de crédito pode te ajudar a comprar acima do limite do seu cartão”.
Você se deu conta? Nada de errado aumentar o seu limite, desde que você vá conseguir pagar a dívida no próximo mês.
Ora, em tempo de juros altos e inflação, não é uma boa ideia aceitar a sugestão por mais tentadora que pareça. Bom lembrar que sempre vira uma bola de neve e ter controle do limite é fundamental para a saúde financeira.
Saiba mais sobre juros e taxas
Os juros do cartão de crédito funcionam de uma forma muito simples: é aplicado um percentual sobre o valor emprestado. Isto é, a administradora do cartão multiplicará o montante que você deve por uma taxa de juros diária, adicionando este valor ao que você deve. Por exemplo, se a sua fatura do cartão de crédito for R$ 2.000 e você pagar somente metade do valor, os juros do cartão de crédito incidem diariamente sobre os R$ 1.000. Assim, o total que você deve pagar vai aumentando conforme os dias passam.
Bom, segundo o Serasa, a situação ideal é que você não precise lidar com os juros do cartão de crédito. Mas é sempre bom ficar atento a essas taxas para evitar surpresas desagradáveis.
“As taxas de juros do cartão de crédito variam amplamente, o que é um bom motivo para fazer uma pesquisa antes de contratar um novo cartão. Normalmente, quanto melhor for a sua pontuação de crédito, melhor será a taxa que você terá direito a receber. Isso porque a administradora do cartão de crédito considerará você menos arriscado do que alguém com uma pontuação mais baixa.”
Saiba que dívidas com cartão de crédito no Brasil são os maiores motivos para a inadimplência. Veja o mapa aqui.