A Flex Stone é uma startup de Impacto que resolve o problema de lixo plástico em qualquer volume e local.

O seu método de tratamento gera um subproduto que é chamado de brita ecológica, ideal para ser usada em construções de habitações.

No processo não é usado água e a linha de produção pode ser criada para pequenas escalas, e em qualquer local viabilizando a promoção da economia circular em regiões remotas.

Considerando este aspecto de facilidade nas operações o transporte do resíduo não é necessário evitando a emissão do CO2 na logística.

Vale ressaltar que estudos de resistência apontam que a brita ecológica é mais leve e resistente que a tradicional tornando assim os tijolos mais eficientes e baratos.

A Flex Stone é uma tecnologia patenteada desenvolvida no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá e que consegue processar todo tipo de plástico sem necessidade de segregação.

No PCT Guamá construiu-se uma casa, no formato Minha Casa Minha Vida, na qual foi utilizado o volume equivalente a 300 mil garrafas plásticas.

A adoção da tecnologia Flex Stone promove resultados sociais como a geração de emprego e renda na coleta de recicláveis e o fácil acesso a brita para construção de moradia. 

Os resultados ambientais são contemplados com a destinação correta de embalagens plásticas e com a redução da utilização de seixo mineral.

Em seu trabalho desenvolvido a Flex Stone contribui com alguns os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sendo eles:

– ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

– ODS11 – Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

– ODS12 – Consumo e Produção Sustentáveis – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.