Governança corporativa, compliance e gamificação. Três palavras que parecem não ter nada a ver umas com as outras, mas que na verdade estão mais ligadas do que se imagina. Governança corporativa é o conjunto de práticas que regem a administração de uma empresa. É uma forma de garantir que os acionistas, diretores e funcionários estejam alinhados às metas da organização, diminuindo os riscos de fraudes e problemas éticos. Compliance é o termo usado para descrever o cumprimento de regras e leis. É o conjunto de ações que uma empresa toma para se adequar às normas estabelecidas pelo governo, sejam federais, estaduais ou municipais. Gamificação é a criação de mecanismos de premiação e reconhecimento voltados para o engajamento dos funcionários. Trata-se de um recurso cada vez mais usado nas empresas para incentivar a participação e a criação de soluções inovadoras.
Por que esses três conceitos estão se tornando cada vez mais importantes nas organizações?
O processo de educação nas organizações empresariais, se tornou um desafio para os departamentos de treinamento e desenvolvimento, e a gamificação, veio como instrumento lúdico de apoio para construção de uma nova jornada. Ensinar temas complexo, passou a ser interessante e divertido.
A gamificação pode ser usada para motivar os colaboradores a alcançar metas, aperfeiçoar habilidades, aumentar o engajamento e a interação entre as equipes, melhorar a comunicação e a resolução de problemas, além de proporcionar uma experiência de aprendizagem mais envolvente.
No que tange a Governança Corporativa, compliance e gamificação são pautadas cada vez mais importantes nas organizações porque oferecem maior segurança jurídica, diminuem os riscos de fraudes e incentivam a criação de soluções inovadoras. A governança corporativa é um dos pilares da economia atual, principalmente sobre o ponto de vista ESG.
Governança é responsabilidade corporativa
Como já conhecido, na governança corporativa a estrutura de gestão busca assegurar a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa nas empresas. Ela é composta por este conjunto de práticas, processos e regulamentos que estabelecem a forma como a empresa é administrada, visando proteger os interesses dos acionistas, dos investidores e dos demais stakeholders.
Visa entre outros objetivos, aumentar a eficiência da empresa, aprimorar a gestão de riscos e fraudes, melhorar o desempenho financeiro e operacional e fortalecer a reputação e a imagem da organização. Para tanto, ela envolve a adoção de medidas como a criação de comitês de governança, a definição de políticas de remuneração e benefícios, a realização de auditorias externas, a implementação de controles internos e a divulgação de informações claras e precisas aos investidores e à sociedade.
Já o compliance, por sua vez, é a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis ao negócio da empresa. Trata-se de um conjunto de regras, políticas e procedimentos que garantem o cumprimento das normas legais, regulatórias e éticas, mitigando os riscos de multas, penalidades e danos à reputação da organização. O compliance tornou-se especialmente importante em todas as áreas da organização, como a contabilidade, a gestão financeira, a proteção de dados pessoais, a saúde e segurança do trabalho e o meio ambiente.
Esses três conceitos estão interligados e se complementam, de modo a proporcionar uma gestão mais eficiente e uma cultura organizacional mais saudável e principalmente inovadora. A governança corporativa estabelece as regras e os processos para a administração da empresa, enquanto o compliance assegura o cumprimento das normas legais e éticas. Já a gamificação incentiva o engajamento e a criatividade dos colaboradores, criando um ambiente mais produtivo e inovador