O mercado gosta de ficar meses na mesma narrativa, apesar de todos os dias apresentar volatilidade. Com o Ibovespa cada dia mais longe da máxima histórica, entendo sua aversão à palavra Bolsa.

Afinal, os mais de 130 mil pontos foram alcançados dia 7 de junho de 2021. De lá pra cá muitas coisas aconteceram e o mercado testa e flerta com todas as promessas que dizem por aí. Desde a empolgação até a frustração, o dinheiro do investidor arrojado em busca de um bull market não evoluiu e até mesmo aquele que se dizia ousado e admirador da volatilidade, se tornou um conservador frustrado com o curto prazo.

Neste sentido, o rentismo entra para salvar quem ainda tem dinheiro, mamando um CDI alto que entra como solução nas carteiras para salvar os rendimentos do ano. As oportunidades com renda fixa isenta também é outro grande herói que atrai neste curtíssimo prazo.

Sendo bem sincero, concordo com a reflexão. Também continuo enxergando uma relação risco retornos favorável aos títulos pós fixados de curto prazo. O investidor é muito bem remunerado para esperar as coisas melhorarem.

Contudo, também entendo que existem boas oportunidades na renda variável, pois representam valuations muito baratos. E, um detalhe muito importante, ideal para um investidor que pode seguir investindo gradualmente, com foco no longo prazo e capaz de ignorar ruídos de curto prazo.

Vivendo a narrativa do mercado

A escolha de cada estratégia depende do processo de investimento, nível de risco e objetivos. No Clube Acionista oferecemos o consenso das recomendações para auxiliar você nas decisões conforme a categoria de seu interesse sobre onde investir.

De forma geral, o consenso (a média das recomendações e alvos dos gestores e analistas), tornam os investimentos mais eficientes, eliminando assimetrias entre investidores com informações exclusivas.

Por isso, o nosso propósito é descomplicar o processo de escolha, sem impedir que investidores em níveis mais avançados possam explorar, usando os filtros das tabelas, todos os ativos e o potencial de cada investimento. Assim, podendo encontrar oportunidades e montar estratégias diferentes.

Conheça mais por aqui.