Absorvi o pensamento “buffettiano” para titular este texto, me apropriando do poema de Drummond para fazer o trocadilho. Que eles me perdoem! Mas nada como um pouco de sabedoria e poesia para manter a calma vendo a economia do mundo instável, e a maioria das pessoas com medo da famigerada crise.

Nas últimas semanas a quebra dos bancos dos EUA; o Credit Suisse vendido, queda dos valores de ações, mercado desconfiado, investidores preocupados como eu ou você, que somos novatos/as nessa bolha, vamos ter medo, mesmo que ainda não sejamos grandes investidores/as, teremos medo.

No entanto, como estou na vibe Warren Buffett nessa semana, guardei o medo na poupança (que não rende nada) e resolvi ver oportunidade.

Sabe que nesses tempos de crise, é quando vale muito a orientação: tenha uma carteira diversificada. Ativos XX caindo? Equilibre com Fundos Imobiliários, que valorizam em tempos de taxa de juros alta. Outra coisa que fiquei sabendo hoje é que o ouro e o Bitcoin, depois das falências dos bancos deram um up e estão valorizando bastante. Um opção para não perder dinheiro. Tem ETF do ouro, se informa no Portal Acionista e aproveita e assina o Clube Acionista, lugar que você aprende muito como investir.

Bem, eu fico por aqui, aumentando a bagagem nessa viagem que só me enriquece, não em dividendos ainda, mas em conhecimento.

Warren Buffett

Buffett sempre diz que durante tempos difíceis que os vencedores – e perdedores – ficam expostos: “Você só vê quem estava nadando pelado quando a maré baixa.” (Carta aos acionistas para o ano de 2007)