Fórum especializado de relações com investidores, o Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais empresta uma colaboração extraordinária para o mercado financeiro do país de uma forma geral. Colaborar decisivamente para a consolidação da atividade do profissional de relações com investidores (hoje já reconhecida como profissão), valorizando-a, assim como abordar os instrumentos de desenvolvimento do mercado são duas das tarefas desse evento, além, é claro, de proporcionar uma networking de alta qualidade.

No programa do Encontro, ao longo da história, surgem temas envolvendo a macroeconomia e, sobretudo, enfoques técnicos da área de RI que só neste evento se verá. A discussão da Governança sempre esteve presente e, neste ano, em sua 24ª edição, ganha destaque o ESG, sendo abordado no Painel 5 como “ESG-Evolução e Regulamentação”.

Por este fórum já passaram ministros de Estado, presidentes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), CEOs e CFOs de algumas das maiores companhias do país, além de representantes das Bolsas de Valores do Brasil, de Nova York, de Madri, de consultores e representantes de entidades reguladoras – e formadoras de mercado – nacionais e internacionais. Não se trata de nenhum exagero afirmar que pelo maior encontro de RI da América Latina já passaram mais de 10 mil pessoas.  

Iniciativa da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) e do Instituo Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri), o evento já nasceu privilegiando a parceria. Primeiramente entre as entidades focadas na área de RI, depois no agregado de outros parceiros que tenham por objetivo o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil e, por fim – e não menos importante! –, parcerias vencedoras com veículos de comunicação, como é o caso do Portal Acionista, parceiro histórico na divulgação.

“Tenho convicção que será um excelente evento, agregando conhecimento e experiência aos participantes”, comentou o presidente do Conselho de Administração do Ibri, Geraldo Soares, que anuncia abordagens estratégicas dos temas propostos neste ano.

PRESENCIAL

Passada a fase de restrição imposta pela pandemia, o Encontro de RI será realizado no formato presencial, no Teatro B32, dias 26 e 27 de junho próximo, em São Paulo.

Abertura dos trabalhos será feita pelo presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, ao lado de Geraldo Soares e Luis Henrique Guimarães, respectivamente, presidentes dos Conselhos do Ibri e da Abrasca.   

Inscrições poderão ser feitas diretamente no site https://encontroderi.com.br/

CONSELHO

A Eternit, em recuperação judicial, anuncia as renúncias de Marcelo Gasparino da Silva e Arlindo Porto Neto aos cargos de Conselheiros de Administração.

Fausto de Andrade Ribeiro e Richard Doern os substituirão.

RECOMPRA

A Eternit ainda comunica ao mercado que o Conselho aprovou a recompra de ações para manutenção em tesouraria. Poderão ser adquiridas até 115.000 ações ordinárias, que representam 0,2% do total de ações em circulação da classe e espécie.

GASES

Deu em Plurale:  O Brasil emitiu 2,4 bilhões de toneladas brutas de gases de efeito estufa em 2021, significando um aumento de 12,5% em relação a 2020, quando o país havia emitido 2,1 bilhões de toneladas.

Este é o maior aumento de emissões em quase duas décadas (superado apenas por 2003, quando as emissões cresceram 20% e atingiram seu pico histórico). A aceleração é mais do que duas vezes superior à média mundial estimada para o mesmo ano. Os dados foram divulgados no Relatório do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases do Efeito Estufa (SEEG) e produzido pelo Observatório do Clima com a contribuição do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e outras entidades parceiras.

RESILIÊNCIA CLIMÁTICA

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o apoio não reembolsável em valor que poderá chegar a R$ 1 bilhão para que 250 mil famílias de agricultores familiares do semiárido nordestino recebam investimentos em práticas agrícolas e segurança hídrica. O nome do projeto é “Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste”, com o objetivo de aumentar a segurança alimentar e promover a mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas na região.

Anúncio foi feito em Recife, dia 22 último, pelo presidente da República e Tereza Campello, diretora socioambiental do BNDES. A iniciativa tem apoios do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Fundo Verde, ambos da ONU.

CRA VERDE

Uma emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) com características inéditas foi o instrumento escolhido para impulsionar negócios ligados à bioeconomia.  O Santander Brasil, Grupo Gaia, Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) e Belterra investiram nesta operação, que terá o município de Porto Vera Cruz como beneficiado no Rio Grande do Sul.

O CRA foi emitido e distribuído pelo Grupo Gaia, tendo o Santander como coordenador líder, e destinou R$ 17 milhões em capital de giro a 22 cooperativas comunitárias ligadas ao Conexsus, e à Belterra, startup que desenvolve sistemas agroflorestais. Este é um CRA Verde inovador, uma vez que fomenta diferentes atividades econômicas que ajudam a manter a floresta em pé e a regenerar áreas degradadas a partir do uso sustentável dos recursos naturais.

AGRO

Durante almoço em São Paulo, na semana que passou, foi lançado o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que espera reunir 3 mil protagonistas do setor, entre os dias 25 e 26 de outubro deste ano, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Sônia Bonato, embaixadora representante do Centro-Oeste, lembra que o Congresso começou com 600 mulheres e que neste ano o foco será na sustentabilidade: “Vamos trazer debates sobre como produzir mais em um mesmo espaço, com mais tecnologia e inovação”.

ELETROPOSTOS  

Um grande empreendimento (com 3 torres de 26 andares cada), ainda em construção, resolveu fazer uma jogada esperta no Balneário Camboriú, litoral de Sana Catarina. Ali são construídas duas estações de recarga para automóveis elétricos e híbridos, dispostas na avenida Santa Catarina, e que podem ser utilizados por qualquer pessoa (não moradora inclusive), no horário das 9h às 19h.    
“A crescente demanda por veículos sustentáveis e o aumento na oferta de modelos de carros elétricos no mercado brasileiro nos faz perceber como os pontos de recarga se tornaram prioridade também na construção civil, além, é claro, da questão sustentável. A implantação dessas estações em nosso showroom são um diferencial para atender aos clientes e um serviço de utilidade pública à região”, explica o empresário Filipe Pitz, argumentando que veículo de qualquer marca pode usar as estações, de forma gratuita (por ora).

PLÁSTICO

Começa nesta segunda-feira, 27, e vai até o dia 31, um importante ponto de encontro do setor de transformação dos plásticos. É a edição 2023, presencial, da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico, no São Paulo Expo.

São esperadas empresas do Brasil, Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, China, Estados Unidos, Hungria, Índia, Itália, Israel, México, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia. Na programação ganham destaque temas como matérias-primas, inovações em engenharia, equipamentos, tecnologia e sustentabilidade.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte