Capital aberto é uma expressão utilizada para se referir a uma empresa que possui ações negociadas na bolsa de valores. Ou seja, as ações da empresa disponíveis para o público em geral, permitindo que qualquer pessoa possa comprar e vender essas ações no mercado financeiro.
Portanto, trata-se de uma sociedade anônima cujo capital social é formado por ações livremente negociadas no mercado sem necessidade de escrituração pública de propriedade. Assim, as pessoas compradoras das ações são proprietárias apenas de uma parte proporcional da empresa e respondem por dívidas assumidas pelo corpo diretivo da empresa. Isto é, o conselho de administração e os gerentes executivos ou diretores. Bem como, os membros da diretoria executiva, apenas e tão somente em função do valor monetário da parte ideal quantificada pelas ações sob sua posse.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.
Como funcionam as empresas de Capital Aberto
Para se tornar uma empresa de capital aberto, a companhia precisa realizar uma oferta pública inicial (IPO) de suas ações. Ou seja, disponibilizar um determinado número de ações para o mercado financeiro.
Nesse sentindo, abrir capital envolve uma série de obrigações legais e regulatórias. Como a necessidade de divulgar informações financeiras e operacionais para o público. Dessa forma garantindo a transparência das operações da empresa e oferecer segurança aos investidores.
Vantagens e Desvantagens
As vantagens de ser uma empresa de capital aberto incluem a possibilidade de acesso a um grande volume de capital para investimentos e expansão dos negócios. Além disso, haverá maior visibilidade no mercado financeiro.
Por outro lado, a empresa também passa a estar sujeita a uma série de regras e regulamentações, além de estar exposta à volatilidade do mercado financeiro e às oscilações no preço das ações. Assim, estão sujeitas a uma série de pressões e demandas por parte dos investidores. Como a exigência por resultados financeiros consistentes e o pagamento de dividendos aos acionistas. Podendo gerar uma certa tensão entre a gestão da empresa e os acionistas, que muitas vezes têm interesses divergentes.
Em resumo, capital aberto é um modelo de negócio em que as ações de uma empresa são vendidas ao público em geral e negociadas na bolsa de valores. Oferecendo acesso a um grande volume de capital e maior visibilidade no mercado financeiro, mas também sujeitando a empresa a uma série de obrigações regulatórias e pressões dos investidores.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.