Se você ainda não conhece, a modalidade da renda fixa permite que você já saiba as regras de rentabilidade. Ou seja, você terá o conhecimento de como o título irá render, a data de vencimento, as condições de liquidez, o valor mínimo para aplicar e a noção aproximada do quanto terá de lucro na data do vencimento.
Para ajudar você a encontrar as principais recomendações desta modalidade, oferecemos na categoria Renda Fixa diversos relatórios com muitas oportunidades e recomendações para o atual momento, conforme as principais instituições e analistas do país.
O mundo da renda fixa é vasto, com oportunidades entre os títulos públicos e os privados, com taxas fixas ou atreladas aos indicadores, e até alguns com benefícios fiscais. Mas fique atento! Uma importante dica na hora de escolher onde investir é saber qual é a liquidez do produto e a classificação do risco de crédito (rating).
Prazos de resgate:
Alguns podem ser movimentados diariamente (liquidez diária), ou seja, resgatar a grana antes da data do vencimento. Este é um título interessante para quem está montando uma reserva de emergência.
Há também outros títulos que atendem aos critérios em que você só pode retirar na data de vencimento (baixa liquidez). Estes com rendimentos mais atrativos. Contudo, demandando uma atenção especial para que seja investido um dinheiro que você possa deixar parado por algum tempo.
Investir na Renda Fixa
Algumas sugestões de alocações especificamente para Renda Fixa conforme o perfil de cada pessoa:
- Conservadora: 80% a 90% em renda fixa
- Moderada: 60% a 70% em renda fixa
- Agressiva: 30% a 50% em renda fixa
O dinheiro aplicado não pode sufocar o seu orçamento, portanto, reserve uma parcela por mês para executar seus investimentos sem que tenha que abrir mão de muitas necessidades. Independentemente do valor, a distribuição deve estrar dentro de seu perfil.
A diversificação é a melhor forma de ter os melhores rendimentos com o equilíbrio necessário para controlar os riscos e proteger o patrimônio. Ela pode ser feita tanto através de diferentes tipos de ativos, como por prazos (liquidez). Assim, uma carteira pode ser montada atribuindo objetivos e metas de curto (no tesouro Selic), médio e longo prazo (na renda fixa e renda variável).
Como diz Camila Farani, “o caminho mais curto entre dois pontos se chama execução”.
Portanto, quer começar a investir? Quer aprender? Avançar em seus conhecimentos? Ousar mais? Então leia diversos materiais, compare-os e decida dentro de suas possibilidades.
Por isso, aqui no Clube Acionista você encontra diversas novidades para ajudar você a encontrar a melhor forma de investir dentro das suas prioridades.