A Hapvida (HAPV3) divulgou ontem mais um resultado decepcionante, e pelo visto a paciência do mercado chegou ao limite, suas ações caíram -33% em um único pregão.
Ao contrário do que a companhia havia indicado, a tendência na sinistralidade continua negativa, tendo em vista que os reajustes de preços não estão sendo suficientes para compensar a alta dos custos.
Mais uma vez, a companhia disse que a sinistralidade vai voltar aos patamares históricos nos próximos trimestres, que vai fazer reajustes de preços mais agressivos e aumentar o nível de verticalização na operação para recompor margens, mas o mercado não compra mais essa narrativa.
Para completar, a companhia está com dificuldades para capturar as sinergias potenciais da fusão com a Notredame Intermédica e a forte queima de caixa tem levado a um aumento do endividamento, pressionando ainda mais o resultado da empresa.
Com tantas desconfianças, muitos investidores estão migrando suas posições de Hapvida para Rede D’Or (RDOR3), que é a nossa preferência no setor.
RDOR possui fundamentos e perspectivas muito melhores e negocia ao mesmo múltiplo de HAPV depois da forte queda (15 vezes Ebitda).