Em um ciclo de baixa de juros no país, questiona-se se ainda é válido investir em CRA e LCA.

O que são?

Certificados de Recebíveis Agrícolas (CRAs) e Letras de Créditos do Agronegócio (LCAs) são investimentos de Renda Fixa que buscam financiar a agropecuária no país. Vale lembrar que o governo incentiva as empresas a investir no agronegócio, gerando uma taxa de retorno maior. Então, as securitizadoras e os bancos emitem os títulos, ajudando os setores a investirem em infraestrutura e projetos.

Principais vantagens dos CRAs e LCAs

Além de ser uma opção a mais para diversificação em renda fixa, ambos são investimentos que possuem isenção de tributação para pessoa física.

Fique atento: as LCAs são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito, enquanto os CRAs não, isso faz com que o risco do segundo seja maior, e por consequência seu potencial de retorno também.

O investimento ainda vale a pena?

As duas opções ainda são boas para diversificação na renda fixa. Entretanto, com as taxas de juros básicas do país caindo para as suas mínimas históricas, o investimento em renda fixa cada vez mais será para a proteção do patrimônio do que focado em rentabilidade.

Conforme José Ramos Rocha Neto, diretor executivo do Bradesco: “Três anos atrás, os juros estavam acima de 10% ao ano. Naquela época, houve uma procura maior por LCI e LCA. Agora, não observamos este movimento. Os juros na mínima histórica e a disponibilidade de produtos mais rentáveis fazem com que o investidor, naturalmente, procure alternativas fora da tradicional renda fixa. A tecnologia contribuiu muito para a democratização dos investimentos.”

Como forma de aumentar a diversificação em renda fixa e a proteção do patrimônio, tanto CRA quanto LCA ainda são boas opções de investimentos.

Tome nota: recentemente foi divulgado pelo jornal O Globo que a equipe econômica estuda o fim das isenções tributárias nos CRAs e nas LCAs. Então caso seja confirmado, esses investimentos se tornariam menos atrativos do que outras opções mais seguras como o Tesouro Direto.

Fonte: Globo.com

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.