Quando as coisas fogem do nosso controle e entramos numa situação de dívida, temos que parar, tomar ciência da nossa realidade nua e crua, não ficar chorando pelo que estamos passando e correr atrás do prejuízo para estancar essa ferida. Seguem 3 passos que vão te ajudar nesse processo.

O primeiro passo para essa mudança é descobrir a real situação.

Busque todas as informações referentes as suas despesas e o seu ganho real. Após esse passo liste as dívidas detalhando as informações sobre juros e os valores necessários para regularizar. Passo muito importante esse pois, as pessoas tendem a procrastinar em relação a isso, e acabam falando: “eu sei de cabeça” ou “não posso pagar agora mesmo, pra que vou ficar sofrendo em saber o buraco que me meti”.

O próximo passo é buscar aumentar sua capacidade de fazer receita.

Aperte o cinto, faça ajustes mais firmes nas suas despesas, cortes em gastos e conscientize toda a família sobre a necessidade de manter um custo de vida mais baixo.

Buscar uma renda extra, todos nós temos a capacidade de produzir mais, basta sair da zona de conforto, então procure algo pra vender, pense em algo que você é muito boa e comece a oferecer esse serviço, se desfaça de coisas em sua casa que pouco utiliza e coloque para vender nos aplicativos de venda, como vestidos de festa que só usou uma vez ou outra, decorações, moveis que estão sobrando em sua casa, etc. Caso tenha possiblidade de vender algum bem e comprar outro de menor valor é bem importante para aumentar sua capacidade de receita e diminuir seu custo de vida.

O terceiro passo é começar o processo de regularização da vida financeira.

Agora mão na massa, junte todos os valores adquiridos dos ajustes de despesas, da renda extra e das vendas e procure uma renegociação com o credor, procurando baixar juros para ser algo dentro da realidade

Lembre-se que esse processo leva um tempo, não acontece como num passe de mágica, é preciso ter maturidade para abrir mão de algumas coisas em prol de um bem maior sua paz.

Mais nada vai adiantar se você não desenvolver uma nova mentalidade e viver dentro de um processo de crescimento e prosperidade para que sua vida deslanche e não volte e se enrolar com dívidas.

Te vejo na próxima quinta-feira!

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.