Olá! Estamos finalizando o mês de janeiro e o passar do tempo já nos convida a pensar o que vem mais a frente, não é? Sempre que conversamos por aqui, chamo atenção para a importância da constância no processo de investir e que é preciso ter cuidado com propostas milagrosas do dia para noite. A máxima “fazer pouco, mas fazer sempre” é o que nos leva aos resultados, pois investir é uma ação construída no tempo.
Ao falar de dinheiro temos em mente, de certa maneira, algo que se torna um tabu, mas como superar o tabu se não falamos sobre ele? Queremos resultados rápidos com uma ação de investimento mínimo, no entanto é preciso ter clareza em relação ao objetivo/meta e o que estamos dispostas a pagar.
Destacar a construção do hábito de investir (tema da nossa última conversa) é um passo fundamental para se consolidar um patrimônio nos investimentos. Afinal, o crescimento é processual e não instantâneo.
Uma dica que dou é saber exatamente o quê está disposta a concretizar como investimento em seu planejamento mensal e, em seguida, comparar o percentual de rendimento associado ao quanto de risco você se sente segura em correr. Eu, normalmente, faço simulações relacionando valores/risco/tempo para ter uma visão de como estou projetando meus ganhos.
A trilha do investidor do Clube Acionista é uma ferramenta de orientação para nossos primeiros passos e, claro, apresenta uma boa curadoria de conteúdo. Assim, sugiro que inicie por aí, vendo as informações disponíveis, especialmente a publicação que fala sobre o que é risco para os investimentos.
O conhecimento no processo das finanças é como peças de encaixe, a cada nova informação que se domina, avançamos na complexidade da construção. Não se compare com pessoas que já estão investindo, tenha seu processo e respeite suas limitações.
Lembre-se: A constância é a chave para a consolidação do investimento em patrimônio. Comece pequeno para entender como funciona o jogo de investir!
Até breve!