Em uma linha de tendência gráfica podemos encontrar movimentos de até três semanas, por isso, a técnica é de uso para o curto prazo. E as principais fases são:
1- Distribuição:
Onde a realidade se inicia, caracterizado pelo investidor com informações quentes e de “primeira mão”, aparecendo na ponta e com alto volume.
2- Pânico:
Marcado pela percepção de outros que não querem ficar de fora do movimento.
3- Baixa lenta:
Quando se assume um patamar desencorajando de investidores a entrar, assim o volume diminui.
Como confirmar uma linha tendência gráfica
A fase de acumulação é caracterizada quando operadores abrem posição mesmo com más noticias. Já o princípio da confirmação precisa de índices para confirmar a tendência.
Desta forma, para confirmar se existe uma tendência gráfica precisamos avaliar se existe crescimento no numero de investidores. Pois somente com o aumento de negociações a tendência ganhará força para dar continuidade ao movimento.
O volume está indiretamente ligado ao movimento que a tendência gráfica observada no período. Ou seja, em uma tendência de alta é esperado que o volume aumente com a valorização dos ativos (manutenção da pressão de compra) e diminua com a desvalorização do ativo (diminuição da pressão de compra).
Sabendo disso, podemos encontrar ótimas oportunidades no mercado. Sendo essa a finalidade principal das Recomendações IMA, com sugestões para buscar ganhos em mercados de alta ou de baixa.
Em uma tendência de baixa o volume aumenta na medida em que há uma desvalorização (manutenção da pressão de venda) e diminui na medida em que há um aumento (diminuição da pressão de venda).
Portanto, o volume confirma a tendência, pois, caso contrario, é um indício de perda de força na observação. Essa relação pode ser explicada pela Lei da Oferta e Demanda. Isto é, o preço das ações tendem a subir quando a procura por elas aumenta e tende a cair quando a oferta de ações se amplia.
Já em mercados estáveis por determinado tempo, o sinal pode ser de equilíbrio na oferta e demanda, mesmo considerando que em intervalos de tempos menores haja alguma discrepância.
Por isso, venha conhecer as minhas sugestões na categoria Estratégias > Recomendações IMA. Com o objetivo de superar Ibovespa, apresento uma Carteira Trimestral, sugestões táticas com Swing Trade e sinais com pontos de entrada para quem gosta de Day Trade com índices opções. Veja por aqui.