A teoria de Dow é um dos principais alicerces da análise gráfica. Baseada em princípios, Charles Henry Down formulou em 1884, uma abordagem sobre os movimentos dos preços. Basicamente, dividida em oito princípios básicos, que são:

1 – Os índices descontam tudo;

2- O mercado pode se desenvolver em linhas;

3- Médias devem ser calculadas com preços de fechamento;

4- O mercado tem três tendências;

5- A tendência primaria apresenta três fases;

6- O volume deve confirmar a tendência;

7- As duas médias devem se confirmar; e

8- A tendência continua até surgir um sinal definitivo de que houve reversão.

Veja com mais detalhes os princípios da teoria de Dow

1- Os índices descontam tudo

O primeiro princípio se foca nos índices. É resultado da ação de todos os investidores em conjunto. Portanto, incorporam decisões de investidores mal informados e bem informados. As variações diárias, assim sendo, descontam os eventos futuros e não conhecidos pela maioria dos investidores.

A oferta e a demanda é refletida no preço. Porém, essa capacidade informacional incorporada no preço não abrange os eventos não conhecidos pelo mercado. Ou seja, os desastres naturais e atentados. Contudo, o preço rapidamente absorve os acontecimentos inesperados.

2- O mercado pode se desenvolver em linhas

O segundo principio se trata do movimento lateral que ocorre durante os processo de tendência. Assim, se forma uma linha representada pelas forças de oferta e demanda.

Sinais com pontos de entrada para quem gosta de Day Trade com índices opções são ótimas alternativas para aproveitar os movimentos do mercado. Veja por aqui.

3- As médias devem ser calculadas com preços de fechamento

O terceiro princípio fala da utilização dos preços de fechamento na Teoria de Dow. Embora se utiliza o gráfico de candlestick na análise técnica, que mostra a variação dos preços ao longo da negociação, o preço de fechamento é o mais importante. Pois representa o consenso dos investidores acerca da tendência desenrolada ao longo de um dia de negociação. 

4- O mercado tem três tendências

Se trata das três tendências de movimento do mercado: primaria, secundaria e terciária. Dessa forma, a primaria é a de longo prazo, a secundaria de médio prazo e a terciária é a movimentação de curto prazo.

Com o objetivo de superar Ibovespa, sugestões táticas com Swing Trade aproveitando as tendências do mercado. Veja por aqui.

5- A tendência primaria apresenta três fases

Em suma, se trata da análise das três fases de uma tendência primaria, seja de alta ou de queda. O início de uma tendência primaria é marcado pela participação dos insiders, pois são os agentes que detém mais informação no mercado.

Em seguida, na segunda fase, passa haver uma percepção de um maior número de agentes sobre a tendência do mercado, de modo que há um processo de aceleração da tendência. Por fim, na última fase, a maioria dos investidores estão cientes da tendência do mercado, seja de alta, com preços atingindo um alto patamar, ou de baixa, onde os preços encontram-se em valores muito baixos.

6- O volume deve confirmar a tendência

O princípio do volume se trata da relevância da análise do volume negociado. Isto é, a quantidade de ações negociadas deve acompanhar a variação de preços. Assim, o volume negociado se expande na direção da tendência principal. 

7- As duas médias devem se confirmar

Se trata do comportamento de índices de setores complementares. Este princípio afirma que para a confirmação de uma tendência de alta ou de baixa, ou seja, índices de setores relacionados devem andar na mesma direção. Por isso, também é conhecido como principio da confirmação. 

8- A tendência continua até surgir um sinal definitivo de que houve reversão

Princípio da reversão, diz que o processo de análise e reconhecimento de reversão de tendência. Portanto, afirma que não deve se esperar que, no final de uma tendência, já ocorra o processo de reversão.

Um sinal de alerta para um possível processo de reversão é a utilização do sétimo principio: as duas medias devem se confirmar. Do mesmo modo que o deslocamento de comportamento de índices complementares pode significar uma possível mudanças de tendência. Desta forma, pode-se dizer que a confirmação de uma reversão de tendência se da pela ação conjunta de dois índices. 

Em síntese, é importante ter em mente que a teoria de Dow (e a análise técnica como um todo) se baseia inteiramente no principio básico de tendência. Pois através da tendência é possível definir a direção dos movimentos do mercado, as mudanças de percurso e se haverá reversões. 

Por isso, venha conhecer as minhas sugestões na categoria Estratégias > Recomendações IMA. Com o objetivo de superar Ibovespa, apresento uma Carteira Trimestral, sugestões táticas com Swing Trade e sinais com pontos de entrada para quem gosta de Day Trade com índices opções. Veja por aqui.