A análise técnica é um conjunto de métodos de avaliação de investimentos que se baseia na análise das séries de preços passados para projetar o comportamento futuro desses preços. Ela objetiva identificar tendências e antecipar o comportamento do mercado, assim, orientando decisões de compra, venda ou, até mesmo permanência neutra.

Principais conceitos:

É o estudo da ação do mercado, por meio de uso de gráfico, com objetivo de prever as tendências futuras de preços;

Interpretação da ação do mercado para antecipar os movimentos futuros dos preços. 

Três principais premissas da Análise Técnica

Para que as oscilações de precos passados possam orientar decisoes futuras, é necessario seguir três premissas basicas:

1- O preço desconta tudo:

O motivo pelo qual o preço se movimenta podem ser os mais diversos e na maioria das vezes difícil de descobrir. Por esse motivo, entende-se que toda informação já está embutida no preço. Essa informação pode ser macroeconômica, fatos relevantes, conjuntura setorial e até mesmo balanços das empresas e fatores políticos.

Na analise técnica, o importante é como os preços se movem, pois o principal estudo é saber quando comprar ou vender, sem precisar entender o motivo do movimento. 

Atenção: a análise técnica vai contra o conceito de mercado eficiente.

A característica de mercado eficiente é que os preços sempre refletem todas as informações existentes. Nesse caso, não existem ações caras ou baratas, pois o mercado eficiente já precifica no valor justo. Seguindo essa hipótese, não seria possível atingir retornos acima da média no longo prazo, nem com analise técnica, tampouco com a análise fundamentalista. 

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.

2- Os preços se movem em tendência

O comportamento da massa dos investidores gera a tendência, ou seja o mercado não é aleatório e mostra situações de previsibilidade. Portanto, o preço tende a refletir o pessimismo ou otimismo dos investidores.

O objetivo de representar o movimento dos preços no gráfico é conseguir identificar tendencias futuras em estágios iniciais e tirar proveito desse movimento para obtenção de lucro. Dessa maneira, uma tendência ativa tem maior probabilidade de continuar do que de reverter. 

3- A história se repete

Preços apresentam padrões que se repetem. O mercado se movimenta por percepção de uma massa de pessoas. O comportamento das pessoas também segue a lógica emocional e refletem variáveis psicológicas como medo e ganância. Por meio do comportamento é possível identificar padrões que se repetem ao longo do tempo. Desta forma, a repetição desses padrões identificadas no gráfico aumentam a previsibilidade do mercado.