Impossível não comentar sobre a grande surpresa de Americanas (AMER3). E se serve de conselho para você que acompanha o papel aqui, uma dica: calma!
Olhando friamente, o varejo não deveria assumir grande relevância em sua carteira, afinal, o índice de volatilidade dos papéis deste segmento, em geral, nos últimos anos apresenta forte alta (na prática, você pode ver que geralmente AMER3, MGLU3 e VIIA3 estão entre as maiores altas ou baixas no dia da bolsa de valores. Além disso, o cenário econômico, com alta da inflação e perspectivas de queda de demanda também representam em alto risco para o investidor. Logo, a decisão de colocar uma empresa deste ramo deve ser consciente e compatível com o risco que você aceita correr.
Qual foi o motivo que levou você a comprar? Recuperação? Fundamento? Gráfico?
A sua capacidade de lidar com o risco e paciência para esperar o retorno aparecer vai determinar se é hora de comprar ou vender o papel. Exageros, distorções e problemas sempre ocorrerão, portanto, cada empresa possui o seu desafio.
Logicamente, o caso das Americanas (AMER3) é algo extraordinário e precisa ser explicado. Decidir com sentimento, seguir a manada e tentar se livrar não vai ajudar você a tomar a decisão correta. Diversos temas precisam ser explicados e isso você irá descobrir ao longo dos dias, meses e trimestres.
Enquanto isso, existem diversos outros papéis que representam ótimas oportunidades para o investidor. Como os sugeridos em Tendências das Empresas na categoria Raio X Empresas.
O mercado financeiro tenta voltar ao normal após efeitos defasados do aperto monetário e da melhora das cadeias produtivas globais que deverão iniciar um processo de desinflação global. Mesmo assim, ainda se estima que o processo de cortes de juros no mundo desenvolvido demore para acontecer.
Portanto, busque por alternativas de qualidade, com empresas líderes de cada setor em prol da manutenção dos mercados em geral. Em outras palavras, compre boas empresas e evite tentar encontrar oportunidades complexas, o prêmio de risco atual já pode entregar bons retornos com empresas deste porte.
Por isso, no Clube Acionista, publiquei 20 outras oportunidades que apresentam ótimo potencial de alta conforme o consenso do mercado. Além disso, sinalizando quantas casas recomendam comprar, manter ou vender, bem como, o potencial de alta estimado pelos analistas.