O acionista minoritário é o investidor que possui frações de uma empresa, com direitos e benefícios conforme o tipo de ação.
Acionista minoritário: conceito
Basicamente, um acionista minoritário é um investidor, pessoa física ou jurídica, que detém ações preferenciais ou tenha uma pequena quantidade de ações ordinárias. Em geral, existem três tipos de acionistas:
Majoritário – acionista, ou grupo de acionistas, que possui o controle de mais de 50% das ações da companhia.
Controlador – é o investidor que tem maior influência na tomada de decisões nas empresas que ele aplica.
Minoritário – acionista, que não tem ações o suficiente para ser um majoritário ou controlador.
Portanto, o acionista minoritário não possui direito a voto para definir o futuro gerencial da empresa em que investe, porém, é considerado sócio e pode exercer outros tipos de ações dentro da corporação.
Por exemplo, podendo participar de reuniões e assembleias, também pode solicitar o adiamento ou suspensão delas. Além de ter direito a participação dos lucros e possuir preferência para aquisição de ações e bônus de subscrição.
Tipos de Ações
Ações ordinárias (ON): Dão direito ao voto nas assembleias de empresas.
Ações preferenciai (PN): Ações dão prioridade no recebimento de dividendos, ou seja, em fazer parte da distribuição de lucros da empresa. Mas o investidor não tem direito ao voto.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar boas empresas para investir, veja por aqui.
Como funciona na empresas
Este conceito se aplica em empresas com capital limitado no mercado (LTDA), quanto em empresas de sociedade anônima (S.A.) acontece a situação de haver acionistas minoritários. Para isso, basta disponibilizar uma quantidade determinada de ações na bolsa de valores ou em algum mercado de balcão e deixar que pessoas físicas ou jurídicas adquiram as ações.
Assim, todo acionista que não for coordenador ou majoritário, é minoritário dentro de uma empresa.