Petrorio (PRIO3): Relatório de produção de dezembro
A Petrorio publicou os dados referentes a produção e vendas de óleo no mês de dezembro de 2022.

O campo de Manati não contribui mais para a produção da Petrorio visto que o campo foi alienado no dia 1 de dezembro. O campo de Frade teve sua produção interrompida temporariamente pois ocorreu falha no equipamento de complementação. Além disso, no cluster Polvo TBMT também ocorreram falhas. Espera-se que ainda no próximo trimestre, ambos problemas sejam resolvidos de acordo com a companhia.
As vendas em dezembro foram bem abaixo do histórico. O “price cap” imposto pela união europeia sobre a venda do óleo russo aumentou muito o custo do frete. A Petrorio decidiu; então, contratar capacidade externa de armazenamento para vender o petróleo produzido meses a frente quando tal empecilho for resolvido.
Impacto: Neutro. Falhas e aumento do estoque não são boas notícias. Contudo, no setor de óleo e gás falhas ocorrem com frequência. O modelo de negócio e expectativas de crescimento da empresa não serão impactadas por esses fatos.
Multiplan: vendas se mantem aquecidas

A Multiplan divulgou a prévia operacional do 4T22 ontem após o fechamento do mercado. Os números foram bons mas sem grandes destaques. As vendas continuam apresentando bom crescimento, apesar de eventos que impactaram negativamente o setor no trimestre, como as eleições e a Copa do Mundo. Segundo a Multiplan, o movimento foi menor nos dias de eleições e também na abertura e final da copa. Segundo a Multiplan, as vendas no Natal e Black Friday mais que compensaram estes outros eventos. Como pode ser visto abaixo, as vendas cresceram 37% no ano de 2022 e 13% no trimestre. Vale lembrar que em 2021 o setor ainda estava sendo afetado pela pandemia, o que explica o forte crescimento no ano de 2022.

Apesar do crescimento ainda elevado, os números mostram uma desaceleração importante no 4T22: as vendas no conceito “mesmas lojas” haviam crescido 24% no 3T22. Ajustando os dados do 4T22 para excluir efeitos da Copa e Eleições, as vendas cresceram cerca de 15% no conceito “mesmas lojas”. Parte disto se deve ao momento pior da economia, parte se deve à base de comparação mais difícil (já que no 4T21 os efeitos da pandemia eram quase nulos).

Impacto: neutro. Em nossa visão, os números ficaram dentro do esperado. A desaceleração já era esperada pelos fatores mencionados acima. Além disso, a maior parte da receita da Multiplan vem de aluguéis e não da comissão sobre vendas. Mantemos nossa visão positiva para as ações da Multiplan, principalmente pelo valuation descontado.

Gabriel Araujo Gracia | CNPI 3355

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