Confira a análise do BTG Pactual sobre a Minerva (BEEF3) que faz parte do Relatório Onde investir em 2023. Nesse sentido, os analistas do banco escalaram a companhia pelo seu bom momento operacional.

Minerva (BEEF3) teve crescimento em 2022

Segundo o BTG, a Minerva é uma das maiores empresas brasileiras produtoras e comercializadoras de carne bovina in natura, processada, e subprodutos. Contudo, a empresa está entre as três maiores exportadoras de proteínas do Brasil, vendendo seus produtos para cerca de 100 países, nos cinco continentes. Atualmente possui capacidade de abate de mais de 26 mil cabeças por dia, considerando suas unidades no Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Colômbia.

De acordo com o BTG, o ciclo do gado brasileiro se tornou positivo em 2022. O volume de abate da indústria no 3T22 cresceu 14% a/a, com o volume de vendas da Minerva Foods no Brasil crescendo 44% a/a. Após uma fase de forte retenção de matriz nos últimos anos, achamos que há muito mais por vir nos próximos anos. Isso, somado ao que parece continuar sendo uma demanda de exportação favorável por carne bovina, deve continuar gerando melhores margens nos próximos anos.

Além disso, a entrada dos EUA em fase de menor disponibilidade de gado também é um bom presságio para um período sustentável de altos preços de carne bovina. O fundo Minerva também tem demonstrado forte capacidade de geração de caixa e isso impressiona, principalmente porque o Minerva conseguiu liberar capital de giro mesmo com volumes e preços maiores, possivelmente devido a um mix de mercados mais favorável nas exportações, mas também atestando a capacidade de arbitragem do Minerva na compra de gado.

Conclusão

Acreditamos que a ação deve continuar refletindo o bom momento operacional dado que enxergamos potenciais revisões positivas do consenso em 2023. Continuamos vendo as ações negociando na extremidade inferior da faixa histórica de EV/EBITDA, que historicamente se provou um bom ponto de entrada em momentos em que o ciclo de commodities melhorou”. Disseram os analistas do BTG

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.