Definir metas financeiras, talvez uma das formas mais eficientes para você se organizar, se planejar, sair efetivamente da zona de conforto e alcançar a organização financeira. Quando você define uma meta, você passa a ver claramente o seu objetivo, e por consequência se força a realizar as tarefas planejadas.

Metas de curto, médio e longo prazo

Vamos à prática, coloque no papel ou na planilha seus objetivos de curto prazo, aqueles que você pode começar imediatamente e em até um ano você consegue realizar, como por exemplo: ser mais organizada, disciplinada, pontual ou começar sua reserva de emergência, a qual sugiro que seja por uma aplicação que te traga liquidez como Tesouro Selic e os CDBs.

Meta de médio prazo, são aquelas que você pode realizar entre um e cinco anos, são bons exemplos a troca de carro e fazer uma bela viajem. Essas metas exigem um pouco mais de planejamento e esforço, mas para alcançá-las você deve começar a agir hoje mesmo!

Temos também as metas de longo prazo, aquelas que levam mais de cinco anos para serem alcançadas, lembre-se aí de colocar sonhos maiores, como comprar um imóvel ou planejar uma aposentadoria.

Após definir suas metas, agora você precisa estabelecer qual vai ser a estratégia para cada objetivo. Comece estruturando os passos para chegar nesses objetivos, crie um quadro estruturado com a meta, o prazo e os detalhes para que ela seja alcançada, quanto mais detalhado melhor! O quadro vai te trazer mais clareza sobre o que deve fazer, mas lembre-se não adianta planejar, fazer um belo quadro e guardar ele no fundo da gaveta. Veja e reveja se possível diariamente, se não der te aconselho a rever o quadro pelo menos toda semana.

Com o quadro feito, está na hora de criar um plano de ação executável, para isso, faça um roteiro detalhado de como fazer para alcançar cada meta, seja bem clara e objetiva. E não menos importante, estabeleça métricas para indicar sua evolução nesses objetivos, que podem ser financeiras, por percentual, podem ser por tempo, enfim, vai depender da sua estratégia.

O mais importante, comece imediatamente, para que seu ano de 2023 seja o ano mais incrível da sua vida até então. Com seu décimo terceiro salário em mãos, já pode começar pela sua meta financeira de curto prazo e as pessoais, e eu nem preciso falar que são para ontem, afinal, o sucesso de uma área da vida está interligado a outras. Te vejo na próxima quinta.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.