Veja a avaliação da XP Investimentos referente as ações do Hypera (HYPE3) que faz parte da Carteira Top 10 de dezembro.
Hypera tem crescimento acima do mercado
De acordo com a XP, a Hypera tem proporcionado crescimento orgânico de dois dígitos em todos os trimestres desde o 4T20. Também ganhando participação de mercado, dado que o crescimento de receita foi maior do que o do mercado ao longo do período. Além disso, vale ressaltar que durante a pandemia a empresa conseguiu registrar números sólidos de receita sem ser impactada negativamente como foi o caso de outras empresas de saúde.
A melhor gestão de marcas
Conforme o relatório da XP. em 2021, a Hypera concluiu a aquisição de um portfólio de marcas da Takeda. Todavia, o desempenho desses produtos tem sido positivo tanto em termos de vendas quanto em termos de margens. Mais recentemente, em 2022, a empresa adquiriu um portfólio de marcas da Sanofi. Os analistas da XP esperam que tenha um desempenho igualmente positivo o qual deve refletir em crescimento de receita e expansão de margens.
Explorando um novo mercado
De acordo com a XP, durante o seu investor day, a Hypera deu mais detalhes sobre sua entrada no mercado institucional, com um mercado endereçável de R$59B. Segundo a empresa, a mesma pretende acelerar sua expansão neste segmento de rápido crescimento, atingindo entre 10% e 15% da receita total da companhia até 2028 e impulsionando grande parte do seu crescimento futuro.
Hypera tem uma tese de qualidade
A XP Investimentos avalia que a alta conversão de caixa operacional da empresa (FC Operacional/EBITDA de 64% em média de 2019 a 2021) e o alto ROIC (13% em média de 2019 a 2021) indicam que a empresa é operacionalmente eficiente. Tal fator se traduz em um ROE médio entre 2019-2021 de 15%, mostrando a capacidade que a empresa tem de gerar valor consistentemente.