Confira a avaliação da Mirae Asset referente ao Resultado da Ecorodovias (ECOR3) no 3T22. Sendo assim, a equipe de research da corretora tem recomendação Neutra para as ações da companhia.
Ecorodovias teve recuperação do lucro líquido
De acordo com a Mirae, a Ecorodovias apresentou números em linha com a expectativa do mercado, porém de difícil comparação relativa de desempenho por conta do encerramento de duas concessões (Ecocataratas e Ecovia Caminho do Mar). Segundo o analista Marco Barbosa que assina o relatório, vale lembrar que essas duas concessões respondiam por aproximadamente 20% da receita líquida da Ecorodovias. Contudo, de positivo, a Mirae destaca a recuperação do lucro líquido recorrente em +16,1% a/a, que alcançou R$ 120,9 milhões, em decorrência da redução da depreciação e amortização oriundas das duas concessões que se encerraram, além da diminuição da despesa financeira devido ao menor custo de serviço de dívida (debêntures) devido ao menor IPCA no período.
Assim, a empresa negocia com elevado desconto em seus múltiplos. Em termos de P/E, o papel negocia 13,8x lucro para 2023, contra uma média setorial de 18,5x e bem abaixo da média de negociação de 12 meses atrás. Uma parte dessa reprecificação em relação aos anos anteriores é justificada pela mudança da estrutura de taxa de juros da economia.
“Todavia, assim como enfatizamos no AQR de CCR, os fatores exógenos como uma melhor definição do novo governo em termos de política fiscal e modelos de atração de investimento em infraestrutura, devem continuar a “pesar” sobre o desempenho dos papéis (considerados quase uma bond proxy) em bolsa. Dessa forma, reiteramos nosso parecer NEUTRAL para ECOR3”.Ressaltou o analista da Mirae.
Concessões Rodoviárias
Conforme o relatório da Mirae, o tráfego comparável de veículos apresentou crescimento de 4,3% no 3T22 a/a. Já o tráfego consolidado apresentou redução de 6,8% no 3T22 a/a, em razão do encerramento dos contratos de concessão da Ecocataratas e Ecovia Caminho do Mar em nov/21. Dessa forma, a receita bruta desse segmento somou R$ 873,4 milhões -7,7% a/a. Em termos de receita bruta comparável, observamos aumento de 15,2% a/a, devido ao crescimento do tráfego de veículos e reajustes das tarifas de pedágio.
Ecoporto Santos
Segundo a o relatório da corrretora, somou receita bruta de R$ 169,7 milhões, forte elevação de 29,3% a/a, em razão do crescimento das operações de armazenagem devido à retomada das importações.
Ecopátio Cubatão
De acordo com o analistas da Mirae, obteve receita bruta de R$ 8,8 milhões, representando alta de 29,3% a/a. Tal variação deveu-se ao aumento da movimentação de caminhões.
Custos e Despesas
Em termos de custos operacionais e despesas administrativas no 3T22 somaram ~R$ 1,3 bilhão, +52,2% a/a, justificado pelo aumento do custo de construção (não-caixa). Em termos de custo caixa ajustado, a Ecorodovias observou dispêndios da ordem R$ 271,9 milhões, +7,4% a/a, principalmente pelos maiores gastos com pessoal. O EBITDA ajustado totalizou R$ 557,0 milhões no 3T22 (-12,5% a/a) e a margem EBITDA ajustada atingiu 62,8%. O EBITDA comparável apresentou aumento de 18,6% a/a, devido ao crescimento do tráfego de veículos, reajustes das tarifas de pedágio e crescimento das operações do Ecoporto.
Resultado financeiro da Ecorodovias é negativo
De acordo com a Mirae, a Ecorodovias apresentou resultado financeiro negativo de R$ 185,0 milhões, -28% a/a, em função da redução do IPCA e aumento do endividamento atrelado ao índice, o que gerou uma variação positiva, atípica, de R$ 33,0 milhões no período.
No 3T22, a dívida líquida/EBITDA ajustado foi de 4,9x, 0,8x acima do 2T22 (4,1x) em razão, principalmente, da redução do EBITDA ajustado LTM devido ao encerramento dos contratos de concessão da Ecocataratas e Ecovia Caminho do Mar em novembro de 2021 e da realização de obras de ampliação nas novas concessões. O CAPEX foi de R$ 918,6 milhões no 3T22, sendo R$ 903,3 milhões nas concessões rodoviárias.