Antes de começar a investir é preciso conhecer os conceitos de investimentos que fazem parte das aplicações financeiras. Sobretudo para entender as diferenças de cada oportunidade.

Conceitos de Investimentos

Liquidez

A liquidez é a capacidade de converter um bem ou ativo em dinheiro. Dessa forma, quanto mais fácil e rápido for vender um ativo e receber o dinheiro por ele, mais liquidez possui esse ativo.

Ativos com maior liquidez é ideal para investidores iniciantes, e por isso quando decidir vender ou resgatar a aplicação, irá conseguir fazer isso com mais facilidade.

Risco

Já o risco pode ser qualquer risco financeiro associado ao ativo, como a perda do valor do investimento.

Retorno

O retorno é o ganho que um investidor terá sob uma aplicação financeira. Esse retorno pode ser dado tanto em percentual quanto em valor absoluto. Além disso, pode ser uma medida do desempenho do ativo.

Diversificação

A diversificação é uma estratégia de investimento bastante conhecida no mercado financeiro para gerenciar o risco da carteira de investimento. É uma técnica para distribuir o valor investido em uma certa variedade de ativos.

Reserva de Emergência.

Por fim a reserva de emergência. Normalmente, quando o investidor começa a poupar e alocar seus recursos em algum ativo, toda essa movimentação ocorre na tentativa de construir uma proteção.

Assim, os valores ali depositados precisam estar disponíveis em caso de algum contratempo, mas não podem deixar de render ou de estarem protegidos. Boas aplicações para esses recursos são os CDBs, Tesouro Selic e fundos DI.