A embalagem sustentável representa um papel crítico na economia circular, eliminando o desperdício nos ciclos de consumo atuais. É necessário pensar no Ciclo de Vida Útil estendido das embalagens. O desperdício causado pelas embalagens descartáveis de uso único pode ser reduzido através das embalagens reutilizáveis.
O modelo de utilização das embalagens reutilizáveis é viabilizado através de estações de recarga de produtos instaladas nas lojas de varejo nos quais o consumidor pode recarregar suas embalagens originais. Esta forma de atendimento proporciona a transição dos clientes para o uso de embalagens recarregáveis. Vide a seguir alguns casos de embalagens recarregáveis.
Um exemplo é a do ecossitema Loop criado pela Terracycle que contribui com a redução da geração do resíduo referente às embalagens de uso único. A Terracycle, é uma das organizações líderes em iniciativas de reciclagem e redução de desperdícios no mundo. O ecossitema Loop estabelece parcerias entre marcas de bens de consumo, varejistas e parceiros logísticos, permitindo que os clientes comprem produtos usando embalagens duráveis e reutilizáveis
Atualmente, a fabricação de uma embalagem reutilizável requer mais energia do que a fabricação de um recipiente de uso único. No entanto, as embalagens reutilizáveis e duráveis são benéficas a longo prazo, pois novas embalagens não precisam ser fabricadas para cada compra, reduzindo assim o custo ambiental para as empresas de bens de consumo.
Pensem que, quando a embalagem reutilizável é aproveitada cinco vezes (cinco ciclos), o modelo Loop reduz 50% do impacto ambiental que teria sido causado pelo uso de embalagens descartáveis
Outro exemplo é o da empresa L´Occitaine, varejista francesa de produtos de beleza que introduziu o conceito de “Refill Fountain” em 60 de suas boutiques em 27 países. Nestas botiques de vendas, os clientes podem reabastecer produtos usando garrafas reutilizáveis da marca.
Verificamos também a atuação da ASDA, uma rede de supermercados que introduziu estações de recarga em várias lojas sediadas no Reino Unido. Os clientes podem obter recargas das marcas de mercearia de marca privada da Asda, bem como produtos de marca de nomes da Nestlé, Unilever, Mars Petcare, etc.
Diante destas mudanças de modelos de produtos e de atendimento, é fundamental a conscientização do consumidor sobre a importância da redução da geração dos resíduos de embalagens. Devemos parar e perceber que todos os seres humanos geram resíduos de embalagens todos os dias em suas vidas.