São Paulo, 27 de outubro de 2022 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (B3: GOLL4 e NYSE: GOL ou “Companhia”), a maior companhia aérea doméstica do Brasil, divulga uma Atualização ao Investidor. Todas as informações são apresentadas em reais (R$). As informações abaixo são preliminares e não auditadas.
A GOL está atualizando suas projeções financeiras face aos aumentos nos preços de querosene de aviação, os resultados obtidos nos primeiros nove primeiros meses do ano, o atual patamar de vendas de passagens aéreas, e as expectativas da disponibilidade de oferta de assentos.
A Companhia mantém seu foco na transformação da frota e prevê, que até o final do ano, 44 aeronaves 737-MAX estejam em operação, representando cerca de 30% da frota total. A nova e mais eficiente Boeing MAX terá papel importante na estratégia da GOL nos próximos anos, contribuindo para aumentar a produtividade, diminuir os custos unitários e reduzir as emissões de carbono.
Para ajudar investidores e analistas no entendimento de como a GOL aborda seu planejamento de curto-médio prazo, a Companhia compartilha os indicadores a seguir:
Projeções Financeiras | 2022E Anteriores |
2022E Atualizadas |
Frota total (média) | 132 – 138 | 135 – 140 |
Frota operacional (média trilho) | 101 – 104 | 100 – 102 |
ASKs, Sistema (% variação a/a) | 55 – 65% | 50 – 55% |
Assentos, Sistema (% variação) | 55 – 65% | 50 – 55% |
Decolagens, Sistema (% variação) | 55 – 65% | 50 – 55% |
Taxa de ocupação média (%) | ~80% | ~81% |
Carga e outras receitas, liquida1 (R$bi) | ~1,0 | ~1,1 |
Receita líquida total (R$bi) | ~15,4 | ~15,4 |
CASK ex-combustível² (US$ centavos) | ~3,5 | ~3,7 |
Combustível, litros consumidos (mm) | ~1.150 | ~1.110 |
Emissões Globais Brutas do Escopo 1 (mil t CO2) | ~2.950 | ~2.800 |
Combustível Total Consumido (1.000 litros/RPK) | ~33,7 | ~33,7 |
Emissões de Gases de Efeito Estufa/h voo (t CO2) | ~8,4 | ~8,4 |
Preço do combustível (R$/litro) | ~5,7 | ~5,9 |
Margem EBITDA² (%) | ~20% | ~19% |
Margem EBIT² (%) | ~8% | ~7% |
Despesa Financeira Liq3 (R$bi) | ~1,8 | ~1,9 |
Margem LAIR3 (%) | ~0% | ~0% |
Taxa efetiva de IR/CS (%) | ~0% | ~0% |
Capex (investimentos), líquido4 (R$mm) | ~700 | ~650 |
Aquisição de Aeronaves MAX (R$mm) | ~1.000 | ~900 |
Dívida Aeronaves (7x Arrendamento Anual) (USD Bi) | ~3,2 | ~3,2 |
Dívida Financeira (US$bi) | ~2,0 | ~2,2 |
Dívida Líquida5 / EBITDA2 (x) | ~8x | ~9x |
Média ponderada ações diluída6 (mm) | ~435 | ~435 |
Lucro por ação – diluído (R$) | ~NA | ~0 |
Média ponderada ADS diluída6 (mm) | ~217,5 | ~217,5 |
Lucro por ADS – diluído (US$) | ~NA | ~0 |
(1) Carga, fidelidade, compras à bordo, e outras receitas auxiliares; (2) Resultados operacionais recorrentes; (3) Excluindo ganhos e perdas de variação cambial e perdas não realizadas no Exchangeable Senior Notes; (4) Capex, líquido é calculado como Capex bruto de manutenção capitalizada, subtraído de financiamento para aquisição de ativos e custos de manutenção capitalizada; (5) Incluindo 7x Arrendamento de Aeronaves e excluindo os bônus perpétuos; (6) Considera os exercícios de opções de ações que podem ser emitidas provenientes do programa de stock option e relativas aos Exchangeable Senior Notes.