Confira a análise da Ágora Investimentos referente ao ETF iShares S&P 500 (IVVB11) que faz parte da Carteira Top Global . Dessa forma, os analistas da corretora destacaram as vantagens e os riscos de investir no ativo.
Conforme o relatório da Ágora, o iShares S&P 500 FI em Cotas de Fundo de Índice – Investimento No Exterior (IVVB11), é um ETF da gestora BlackRock. Tem por objetivo refletir a performance do índice S&P 500 em reais (S&P 500 Brazilian Real Index). Contudo, o IVVB11 investe majoritariamente no ETF IVV (iShares Core S&P 500). O ativo também é gerido pela BlackRock, porém nos EUA, e que tem por sua vez o objetivo de seguir o índice S&P 500, ou seja, é uma forma de replicar as 500 principais ações americanas.
Vantagens do S&P 500 (IVVB11)
Segundo a Ágora, o ETF por si só já oferece uma grande vantagem em termos de diversificação. Uma vez que confere exposição ao S&P, composto por 500 empresas/ações negociadas nos EUA.
Principais Riscos
Por fim, a Ágora alertou que no curto prazo, os mercados norte-americanos podem sofrer com o processo de alta de juros promovido pelo Fed, que se iniciou em março de 2022 e que se intensificou nas últimas reuniões. Bem como a provável menor liquidez dos mercados, uma vez que o Fed gradativamente reduzirá o tamanho de seu Balanço Patrimonial.
Além disso, os desdobramentos ao redor do conflito Rússia-Ucrânia, e as incertezas quanto ao crescimento global e os riscos de uma eventual recessão na economia local podem adicionar volatilidade nos próximos meses.