Veja a avaliação do BB Investimentos referente as ações da Natura&Co (NTCO3) que fazem parte da Carteira BB ESG. Dessa forma, os analistas do banco destacam que além do seu histórico de engajamento socioambiental. O Grupo lançou em 2020 sua Visão de Sustentabilidade 2030, a qual estabelece compromissos e ações a serem realizadas dentro de 10 anos.
Natura&Co estabelece compromissos e ações
De acordo com o BB, a visão ESG do Grupo Natura&Co vem de longa data. Todavia, há décadas, a Natura, empresa brasileira do Grupo que completou 50 anos em 2019, é conhecida pela forma como integra a sustentabilidade ao seu modelo de negócios.
Contudo, as demais companhias do Grupo (Avon, The Body Shop e Aesop), também possuem um DNA socioambiental muito forte. Sua Visão de Sustentabilidade 2030, lançada em 2020, estabelece compromissos e ações a serem realizadas dentro de 10 anos com foco
(i) no enfrentamento da crise climática;
(ii) na proteção da Amazônia;
(iii) na defesa dos direitos humanos, garantia da paridade de gênero e a igualdade de remuneração até 2023. Além da adoção de um salario digno a todos os seus colaboradores e
(iv) na circularidade e regeneração no processo de fabricação de produtos.
Ambiental
Conforme o relatório do BB, premiada pela Organização das Nações Unidas no Global Climate Action Award, o Grupo Natura&Co possui diversas iniciativas focadas em gerar impacto positivo no meioambiente.
Dentre essas iniciativas, o BB destaca (i) sua adesão ao compromisso global que visa limitar o aquecimento global a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais, e (ii) seu engajamento em aumentar o uso de materiais reciclados em suas cadeias de produção, com o programa Return.Recycle.Repeat promovido pela The Body Shop, e também por meio do programa Natura Ekos, que garante materiais reciclados no abastecimento para a fabricação de embalagens da Natura.
Inovação Ambiental: A despeito da metodologia adotada pela Refinitiv para atribuição das notas, o BB entende que a pontuação dada ao Grupo Natura&Co no quesito Inovação Ambiental não reflete as
políticas e iniciativas existentes nessa frente.
Atualmente, há diversas inciativas concluídas ou em curso relacionadas à Inovação Ambiental, tais como: (i) uso de material reciclável; (ii) embalagens ecoeficientes; (iii) pegada socioambiental dos produtos; (iv) coleta de resíduos e envio à reciclagem e (v) rastreabilidade dos insumos.
Social
De acordo com o BB, dentre os diversos objetivos de impacto social do Grupo Natura&Co, se destacam:
(i) a possibilidade de proporcionar renda justa para toda sua rede, adotando como parâmetro o conceito de renda básica e
(ii) o empoderamento feminino, proporcionando às colaboradoras um meio de vida para suportar suas famílias, além da preocupação com a violência doméstica contra mulheres e crianças, dando suporte às vítimas e buscando ampliar a mensagem de prevenção e enfrentamento.
Governança
O Grupo possui um Conselho de Administração e um Conselho Fiscal, auxiliados por cinco comitês. São eles: Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Finanças; Comitê de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional; Comitê Estratégico; Comitê de Governança Corporativa e Comitê Operacional do Grupo.
Destaque para a vice-presidência global de Ética & Compliance, responsável, dentre outras funções, por promover e monitorar o Código de Conduta Global. O qual traz maior clareza na atuação de colaboradores e terceiros.
Controvérsias relacionadas a Natura&Co
“Por fim, Não observamos controvérsias relevantes que pudessem ocasionar redução de sua nota ESG, ou alterar nossa percepção do Grupo em relação ao assunto”. Disseram os analistas do BB.