Veja a análise do BB Investimentos sobre a B3 (B3SA3) que faz parte da seleção ESG. Desse modo, o BB destaca que a companhia utiliza a sua influencia para induzir a agenda ESG.
B3 (B3SA3) possui um Possui Plano Estratégico de Sustentabilidade
De acordo com o relatório do BB Investimentos, o atual Plano Estratégico de Sustentabilidade da B3 é orientada por três pilares:
1.Ser uma companhia alinhada às melhores práticas de sustentabilidade, onde busca promover
internamente ações sólidas com gestão responsável das suas atividades, além da geração de valor para a sociedade.
2.Induzir boas práticas ESG no mercado brasileiro promovendo oportunidades para apoiar clientes no
avanço de suas práticas, além de destacar aquelas que já estão consolidadas, fomentando uma ampla troca de experiências no mercado.
3.Fortalecer o portfólio de produtos ESG atual e abrir novas frentes ESG, buscando fortalecer os
produtos já disponíveis e identificar novas oportunidades de atuação.
Ambiental
Carbono Neutro: Desde 2013 a B3 compensa 100% de suas emissões de Gases de Efeito Estufa, por meio da compra de créditos de carbono.
Redução de resíduos: De 2018 para 2020 a B3 reduziu a geração de resíduos de 127,4 toneladas para
61,4 toneladas, valores que precisam ser observados com cautela pois a redução de resíduos foi beneficiado pela instituição do trabalho remoto.
Consumo de água e energia: Houve redução de 8,4% no consumo de energia e 9,6% de água na
comparação de 2018 com 2020. Esses fatores também foram favorecidos pelo trabalho remoto e a sua consistência deverá ser observada apenas nos números a serem apresentados em 2022.
Social
Diversidade & Inclusão: Conforme o relatório do BB, a B3 realizou diversa ações tais como um programa de desenvolvimento de pessoas com deficiência; um programa de estágio com ênfase em jovens negros; e um trabalho focado em aproximar mais o público feminino das carreiras de tecnologia.
Contudo, a B3 detinha, em 2020, 67% do seu quadro representado pelo gênero masculino, percentual que não mudou desde 2018. No que tange à etnia, o quadro de empregados da
B3 era composto por 81% (86%) autodeclarados Brancos, 14% (10%) Negros, 4% (4%) Asiáticos e 1% (0%)
Outros/Não Declarados em 2020 (percentual de 2018 em parênteses).
Governança
CA Independente: Segundo o BB, 100% dos membros do Conselho de Administração são independentes.
Incentivo a participação nas assembleias: a B3 disponibiliza manuais de participação nas suas
assembleias de forma a disponibilizar todas as informações necessárias para que seus acionistas pudessem analisar, com profundidade, as questões que seriam discutidas. Além disso, também adotou plataformas eletrônicas com o intuito de facilitar a participação dos acionistas.
Remuneração dos conselheiros: todos os conselheiros recebem honorários mensais fixo de curto e, no longo prazo, baseado em concessão de ações sem vínculo com o desempenho da empresa.
Controvérsias relacionadas a B3
A B3 e suas controladas são parte de uma série de processos judiciais, administrativos e arbitrais sendo o
mais relevantes o processo que responde, em conjunto com o Banco Central e os bancos Marka e
FonteCindam, de R$ 31,2 bilhões, no qual é julgado por supostamente ter induzido o Banco Central do Brasil a atuar fora das normas no referido caso. Além disso, a B3 também sofre com autos de infração da Receita Federal questionando a amortização do ágio gerado quando da incorporação das ações da Bovespa Holding S.A. nos anos de 2008 a 2017, de R$ 12,3 bilhões.