Veja a análise do BB Investimentos sobre o Itaú (ITUB4) que faz parte da seleção ESG. Desse modo, o BB traz como destaque os comitês dedicados a temas de impacto positivo reforçam agenda de governança e sustentabilidade.

Itaú (ITUB4) é exemplo no tema ESG

De acordo com o BB, no maior banco privado do país, a liderança também se dá pelo exemplo. Já que negócios e sustentabilidade andam cada vez mais de mãos dadas. Prova disso é que, nos últimos anos, os
ajustes em termos de alinhamento estratégico dos temas ESG à agenda tradicional do banco foram tantos, que o Comitê de Sustentabilidade passou a se chamar Comitê de Impacto Positivo.

Além disso, em 2020 criaram dois novos comitês relacionados: o Comitê ESG Atacado e Comitê ESG Varejo. Em 16 de novembro de 2021 o Itaú foi selecionado para compor pela 22º ano consecutivo o Dow
Jones Sustainability World Index. Evento que compila empresas líderes globais em sustentabilidade, sendo o único banco latino-americano a fazer parte deste índice desde sua criação, em 1999.

Ambiental

Conforme o relatório do BB, recentemente anunciaram o compromisso com a contribuição de R$ 400 bilhões para o financiamento do desenvolvimento sustentável até 2025. Além disso, formalizaram a adesão ao Net-Zero Banking Alliance para zerar as emissões de carbono até 2050. Internamente, diretrizes quanto à redução no uso de energia, consumo, emissão de poluentes e viagens, não só auxiliam o meio ambiente, mas também geram economia.

Social

Segundo o BB, O Comitê Consultivo de Diversidade bimestralmente reúne gestores e especialistas atuantes para a discussão de projetos, apresentação de tendências e construção de parcerias para a promoção dos pilares de raça, gênero, LGBTI+ e pessoas com deficiência. O Itaú entende que é sua responsabilidade a construção de uma sociedade economicamente mais saudável e, para tanto, assumiu compromissos de expansão de linhas de microcrédito, em especial para mulheres empreendedoras, bem como inclusão e educação financeira, e prevenção ao endividamento.

Governança

Comitês que compõem os órgãos de administração incluem Auditoria, Pessoas, Partes Relacionadas, Nomeação e Governança Corporativa, Gestão de Risco e Capital, Estratégia e Responsabilidade Social, este último criado em 2019. Destaques recentes incluem a divulgação da política de remuneração de administradores (2020), a primeira assembleia 100% digital e o incremento em uma mulher eleita para compor o conselho de administração (2021).

Controvérsias relacionadas ao Itaú

De acordo com o BB, As controvérsias mais recentes envolvendo aspectos ESG no Itaú se referem à notícias pontuais datadas de 2018 e 2019 sobre:

(i) investigações pelo CADE de práticas anticoncorrenciais envolvendo sua processadora de cartões (REDE);

(ii) investigações pelo CADE envolvendo o Itaú e diversos bancos em práticas monopolísticas, incluindo o fechamento de contas de corretagem com operações com criptomoedas.

No entanto, não consideramos que tais controvérsias são relevantes a ponto de ocasionar a redução de sua nota ESG, ou alterar de maneira significativa nossa percepção da companhia em relação ao assunto”. Ressaltaram os analistas do BB Investimentos.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.