A EcoRodovias anunciou que sua subsidiária EcoRioMinas assinou contrato com a ANTT que da direitos de exploração por 30 anos das rodovias BR-116/465/493/RJ/MG, incluindo o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro e o trecho da Serra de Teresópolis, totalizando 727 km de extensão.
O início dos atendimentos operacionais da EcoRioMinas está previsto para setembro de 2022 no trecho anteriormente concedido à CRT. A partir de março de 2023, a Concessionária prestará socorro médico e mecânico por equipe especializada e estrutura composta por 29 ambulâncias e 19 guinchos exclusivos para o trecho – ao todo serão mais de 76 veículos distribuídos em 18 bases operacionais ao longo de todo o trecho. O monitoramento das ocorrências será realizado a partir do Centro de Controle Operacional com funcionamento 24 horas por dia. A concessionária adotará, ainda, a metodologia iRap (International Road Assessment Program – iRap), um moderno programa de segurança viária com foco na redução de acidentes e de risco de mortes nas rodovias.
Impacto: Positivo. Segundo a Guide Investimentos, a concessão representa um aumento na geração de EBITDA e redução da alavancagem da companhia, além do alongamento do prazo médio do seu portfólio.