Em agosto, o Ibovespa apresenta uma variação positiva de cerca de 8%, até o pregão do dia 19. Os 107 “pintaram” no radar para o índice. A dúvida que permeará é: um reajuste para baixo corretivo, contudo, haveria ocorrido a mudança da tendência ou a “Bearish” seguirá?
A recomposição traria a exuberância dos índices nos últimos 2 meses para uma normalidade vis-à-vis os efeitos relativos à economia mundial. A expectativa para o IB no período até o próximo vencimento em outubro, apesar do forte rali, iniciado, no exterior, em junho e no IB, a partir da metade de julho, é um grande repique ou é o início de um novo período “Bullish”?
A Análise Técnica (AT) indica uma faixa que se ajusta 103.000 – 117.000 para o IB. As análises e as projeções econômicas, além de resultados corporativos melhores do que as previsões influenciaram nos movimentos recentes nas Bolsas ao redor do mundo. A incerteza em uma troca de tendência de “Bearish” para “Bullish” perdurará tanto no exterior quanto no IB. Opino, pondero, que houve e há uma exuberância nos movimentos recentes. A reversão ou o repique vieram com alta volatilidade e o “Efeito Gangorra”.
O IB e os Índices americanos superaram várias “barreiras”. Um forte RODÍZIO DE CARTEIRAS e um comprovado “Short squeeze” (*) em empresas cujos desempenhos nos últimos meses apresentavam quedas acentuadas ajudaram na movimentação positiva no IB.
(*) é um termo do mercado financeiro que se refere à subida repentina de um ativo, provocando a liquidação de posições vendidas, ou seja, que apostavam na queda.
A tendência para o Ibovespa
Será que os mercados no exterior seguirão firmes e garantirão, no curto prazo, uma constante reversão na pontuação do IB? A Análise Técnica (AT), no curto prazo, garante a indicação de uma faixa que se enquadra em 107.000 – 117.000 para o IB.
Venho sugerindo operações no mercado de opções para buscar ganhos neste período de alta volatilidade, a PETRU380 atualmente está no meu radar. Na última sexta-feira sugeri no Clube Acionista a entrada e tivemos mais uma meta atingida. A Opção apresentou alta de 71,79% entre os extremos em R$1,52 e R$0,87. Veja agora quais são as minhas indicações para hoje.