De acordo com a Ativa, a Totvs (TOTS3) divulgou resultado trimestral referente ao 2T22 acima das suas estimativas, que estavam conservadoras, com crescimento de receita líquida de 32% YoY, além de expansão de EBITDA de 29,7% YoY.
Sendo assim, O segmento de gestão da Totvs continuou demonstrando fortes resultados, ao passo que biz performance e techfin melhoraram o desempenho após um 1T22 levemente abaixo das estimativas. As despesas não apresentaram evolução significativa, inclusive registrando redução de despesas com comissões de franquias.
“Esses fatores aumentaram a margem EBITDA para patamares semelhantes ao do ano anterior, revertendo a queda do 1T22 e ficando acima das nossas estimativas. Além disso, o lucro líquido da Totvs também ficou acima das nossas estimativas“. Afirmaram os analistas da Ativa.
Segmento de gestão:
Segundo a Ativa, o segmento de gestão demonstrou crescimento de receita de 24% YoY, impulsionado pelo crescimento de 27% da receita recorrente, sobretudo nos segmentos educacional, construção e projetos, além da operação da Dimensa, que cresceu 54% no período, sendo 28% orgânico. Na visão trimestral, houve crescimento de 1,2%, mesmo com a redução sazonal de 45% da receita de licenças no período.
O destaque do período continuou a ser o crescimento da receita SaaS, que elevou o nível de receitas recorrentes no segmento para 85%, maior nível já registrado. Além disso, a taxa de renovação de contratos permaneceu alta em 98,5%.
Business Performance
A receita de business performance cresceu 30% YoY, puxada pelo crescimento de 31% da receita recorrente, que atingiu 98% da dimensão biz performance. O crescimento expressivo deveu-se à aceleração de vendas, com destaque para a expansão do up-selling do produto entry-level e do cross-selling de CRM na base de clientes da RD Station. Os analistas da Ativa destacam que houve melhora na eficiência operacional, aumentando 180bps a margem bruta do segmento em relação ao 1T22.
Techfin
O segmento de Techfin gerou crescimento de 8,5% YoY na produção de crédito, ocasionando aumento de 54% YoY na receita do segmento. Segundo a Ativa, o desempenho reflete sobretudo o aumento da taxa SELIC, impacto positivo do aumento da produção de crédito, redução do impacto negativo referente à cessão de carteira para o FIDC e redução do prazo médio da produção de crédito em 4 dias.
Porfim, A carteira de crédito líquida de provisão para perda esperada apresentou redução de 2,8% t/t, em função da redução do prazo médio da carteira de 62,9 dias para 59,4 dias. A provisão para perda esperada caiu 29% t/t. devido à queda de 31% da carteira vencida de 31 a 90 dias e de 23% na carteira vencida até 30 dias, demonstrando a efetividade das ações tomadas após o resultado do 1T22.
Raio X Empresas
Conheça a nossa assinatura que pode alavancar seus ganhos como acionista.
Com ela você tem acesso a um conteúdo incrível que vai te ajudar bastante na sua jornada como investidor.
Que tal saber tudo sobre a empresa que você investe ?
Ou então saber quais são as ações mais recomendadas pelos especialistas?
É como ter uma visão Raio X sobre tudo que está rolando no mercado e além disso estar bem preparado para tomar decisões.
Com ela você fica sabendo antecipadamente sobre:
Resultados: Datas, links para conferências e íntegras dos balanços de mais de 250 cias.
Assembleias: Antecipe os temas que influenciam seus rendimentos.
Proventos: Ganhe com as emissões de dividendos e JCP.
Isso e muito mais espera por você no Raio X Empresas!
E o melhor: o Clube Acionista liberou 10 dias grátis pra você conhecer.