A sigla ASG (Ambiental, Social e Governança) é um dos tópicos mais recentes a serem incorporados nas avaliações de investimentos. Seja através de investimentos específicos (os ativos) ou Fundos, ao qual envolve uma “cesta” que utiliza o tema como diretriz das aplicações.

Além disso, o investidor também pode se atentar em entrar nos diversos setores e participantes. Promovendo a diversificação dentre cada terminologia utilizada nas finanças sustentáveis, bem como, um consenso na exposição de cada oportunidade.

Conforme o Guia ASG II Anbima, a sigla ASG pode ser definida como: “Informações ambientais, sociais e de governança (ou ESG, em ingles). Trata-se de um conjunto de dados e temas que podem se manifestar de diferentes maneiras, como:

  • Em nível sistêmico

Por exemplo: Alterações climáticas ou perda de biodiversidade.

  • Nacional

Por exemplo: Legislação de apoio à inclusão e diversidade.

  • Setorial

Por exemplo: Direitos humanos em cadeia de suprimentos.

  • Entre os ativos financeiros

Geralmente associado à uma companhia. Por exemplo: politica de gestão de aguas e de reutilização de materiais. 

Conseguir identificar os elementos ASG que compõem cada um desses níveis de analise é uma ferramenta importante para detectar, prevenir ou mitigar dinâmicas e comportamentos. Uma empresa tem características financeiras e características ASG que influenciam seu perfil de risco e sua performance financeira. Elementos ASG podem, por exemplo, impactar a estratégia, a governança, as operações, os produtos e as partes interessadas.

Conforme o Consenso de mercado selecionamos 20 empresas que possuem alto potencial de retorno e estão dentro dos critérios ASG? Clique e confira.