Ainda se fala dos resultados trimestrais (2T22) das maiores empresas brasileiras, enquanto não chega o 3T. No setor de telefonia, a Telefônica Brasil divulgou o lucro da Vivo (VIVT3): R$ 746 milhões no segundo trimestre do ano, uma queda de 44,6% em comparação anual.
Você deve estar pensando no monte de dinheiro que isso é. Realmente, é muito dinheiro, mas as estimativas eram de que a empresa superasse a casa de R$ 1 bilhão. Não rolou, primeiro porque a inflação está aí; segundo, a taxa de juros está no céu e além disso tudo, a empresa incorporou a Oi Móvel há pouco tempo e teve despesas com pessoal, com infraestrutura, essas coisas de peixe grande que a telefonia no Brasil se identifica.
Direito do Consumidor
Mas afinal de contas, o que isso tem a ver com o título dessa matéria. Nada, era só para informar você, leitor do Lounge, que as operadoras de telefonia ganham muita grana e têm obrigação de prestarem bons serviços. É a contrapartida. Elas sempre foram campeãs de reclamação nos canais de consumidores, como Procon e até na própria Anatel. Aliás, segundo a Anatel mesmo, no mês de abril, houve uma queda de 21,3% nas reclamações de serviços de telecomunicações, em comparação ao mesmo período do ano passado. No quarto mês do ano foram registradas 153.761 queixas, 41.609 reclamações a menos do registrado em 2021. Incrível, não? Às vezes as coisas podem sim melhorar.
No entanto, sempre é bom ficar esperto e reivindicar seu direito de consumidor, reclamar de serviços precários, contratos abusivos e tudo mais que você sentir que foi lesado.
Saiba mais
Conforme consta no site da Anatel, em 2021, a Claro/NET registrou 588.302 reclamações, a Oi terminou o ano com 505.494 queixas, TIM com 362.244 e Vivo, campeã de reclamações, finalizou 2021 com 603. Já este ano de 2022, até o momento, foram registradas 30.823 reclamações referente aos serviços da Claro/NET, 28.861 da Oi, 32.510 a TIM e 36.180 da Vivo.
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